Sábado, 05 de Julho de 2025
12°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Prefeito defende inclusão de Sorriso no traçado da Ferrovia de Integração Centro-Oeste

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, participou na última sexta-feira (27), em Água Boa, da audiência pública promovida pela Assembleia Legislati...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
30/06/2025 às 11h12
Prefeito defende inclusão de Sorriso no traçado da Ferrovia de Integração Centro-Oeste
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, participou na última sexta-feira (27), em Água Boa, da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para debater os impactos e as oportunidades geradas pela Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). Durante o encontro, Alei defendeu a alteração do traçado original da ferrovia para incluir o município de Sorriso no percurso.

Para o gestor, a produção agrícola da Capital Nacional do Agronegócio justifica, por si só, a revisão do projeto. “Sorriso lidera o ranking nacional de produção de grãos. Incluir o município no trajeto da ferrovia não é apenas estratégico, é necessário. Seremos um polo de escoamento que fortalecerá toda a cadeia logística do país”, destacou.

A audiência, de iniciativa do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), reuniu lideranças políticas, representantes do setor produtivo e técnicos da área para acompanhar o andamento das obras da ferrovia, que pelo traçado atual ligará Mara Rosa (GO) a Lucas do Rio Verde (MT), em um percurso de 888 quilômetros. Conforme dados apresentados, 39% da obra já foi executada, com entrega prevista para 2028.

O gerente de regulação ferroviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fernando Feitosa, garantiu que os trabalhos seguem dentro do cronograma. Ele explicou que a Fico aumentará a competitividade do agronegócio mato-grossense, atrairá indústrias e abrirá novos mercados internacionais com acesso facilitado a portos como Santos (SP), Itaqui (MA) e Vitória (ES).

O evento também contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta; dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes; dos deputados estaduais Wilson Santos e Baiano Filho; do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; e do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo. A programação incluiu palestras técnicas ministradas por especialistas em logística e infraestrutura.

Para o prefeito, a inclusão de Sorriso no traçado é uma pauta que será defendida com empenho junto aos órgãos federais e estaduais. “Estamos nos posicionando com base na força da nossa produção e na contribuição que Sorriso pode dar para o desenvolvimento logístico do país”, finalizou Alei Fernandes.

Texto: Bianca Arruda

Atenção

Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários