A campanha “Não é Não! Oxe!”, ação permanente do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), foi intensificada durante as festividades juninas no Arraiá do Povo e na Vila do Forró, na Orla da Atalaia. O objetivo foi conscientizar o público sobre o papel de todos no combate à importunação contra as mulheres.
Equipes da SPM circularam nos dois locais para distribuir materiais informativos e orientar sobre o enfrentamento à importunação, além de acolher e encaminhar vítimas para os órgãos de segurança pública, sempre que necessário, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). As mulheres também receberam informações sobre como agir em casos de importunação, além de serem informadas sobre os canais de denúncia disponíveis, como o 190 (Polícia Militar), o 181 (Disque Denúncia da Polícia Civil) e o 180 (Central de Atendimento à Mulher).
Além das abordagens presenciais, um vídeo institucional foi exibido nos telões do Arraiá do Povo, reforçando a importância do respeito às mulheres e esclarecendo quais atitudes configuram importunação e como proceder diante desse tipo de crime. Outros elementos visuais com a marca “Não é Não! Oxe!” também foram espalhados pelo evento, ampliando a mensagem de conscientização e de enfrentamento à violência contra a mulher.
Segundo a secretária da SPM, Danielle Garcia, o Governo de Sergipe segue firme no compromisso de garantir que as mulheres possam aproveitar as festas com liberdade, segurança e respeito. “E isso deve ocorrer em todas as épocas do ano, não apenas nos festejos juninos. Por isso, nossa campanha é permanente e sempre reforçada durante os grandes eventos que ocorrem na capital e no interior do estado”, ressalta.
Ao longo do festejo, a campanha foi bem recebida pelo público que prestigiou as apresentações artísticas e manifestações culturais do ciclo junino. “Essa campanha do ‘Não é não!’ é muito importante para reforçar o respeito às mulheres. Sergipe está de parabéns por realizar esta campanha”, afirmou a guia de turismo de Vitória, no Espírito Santo, Suane Santos.
Na avaliação da guia de turismo de Fortaleza, Lilian Quessia, a campanha surtiu efeito. “Aqui as pessoas estão realmente respeitando e isso é muito bom. É muito importante que os homens respeitem as mulheres e entendam que não é não”, ressaltou.
Já a turista do Rio de Janeiro, Milena Aragão, afirmou que a campanha “Não é não! Oxe!“ é fundamental. “Precisamos entender esse limite, pois a importunação não pode existir. Nós mulheres precisamos ter a tranquilidade e a segurança de que vamos curtir a festa com a certeza de que seremos respeitadas”, enfatizou.