Os comerciantes de comidas, artigos de festa e bebidas comemoram as vendas ao longo de quase um mês de Vila do Forró e Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, em Aracaju. Para muitos, o período junino se consolidou como o mais lucrativo do ano, impulsionado pelo crescimento da festa, pela diversidade de atrações e pela forte presença de sergipanos e turistas ao longo de toda a programação.
A estudante de medicina Júlia Oliveira, que teve a ideia de apostar, de forma inédita, no segmento de vinhos, afirmou que a proposta de complementação de renda deu mais do que certo. “É a primeira vez que a ‘Janelinha do Vinho’ aparece no Arraiá do Povo e na Vila do Forró com exclusividade. As expectativas de vendas foram superadas, o público, a cada dia, procura mais vinhos. São turistas que querem manter um padrão de qualidade nas bebidas e nós oferecemos isso, com vinhos locais, nacionais e internacionais”, completa.
A autônoma Lucileide Helena compartilhou o mesmo sentimento em relação às boas vendas. Ela trabalha com pipocas há mais de 35 anos e agradeceu ao Governo do Estado pela realização de todos os eventos festivos, não apenas da Vila do Forró e do Arraiá do Povo. “Em todos os eventos do Governo de Sergipe, eu estou dentro porque o governador não deixa a gente de fora. Ele é assim: gosta de colocar todos os ambulantes para trabalhar. E foi através dessa renda que construí minha casa, comprei meu terreninho e conquistei muito mais”, relata, deixando claro que as vendas triplicaram ao longo dos últimos três anos.
A consequência para esses bons resultados é a presença constante de milhares de sergipanos e turistas. “É a primeira vez que estou participando da Vila do Forró e, para mim, está sendo muito gratificante porque está ajudando nas despesas da minha casa e, também, a pagar a faculdade de Enfermagem da minha filha. Durante esses 30 dias, as vendas já superaram as expectativas, e ainda há a expectativa de continuar por mais 30 dias. Que o movimento seja ainda melhor do que neste mês de junho”, destaca a vendedora de lanches Cristiane Figueiredo.
País do Forró
O Arraiá do Povo e a Vila do Forró são uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Banese, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Energisa, Aperipê TV, Netiz, TV Atalaia, Prefeitura de Aracaju, FM Sergipe e TV Sergipe; e com o patrocínio da Eneva, Iguá Saneamento, Maratá, GBarbosa, Sergas, Deso, Pisolar, Celi Engenharia, Rede Primavera Saúde, SEGV e Indra.