Segunda, 07 de Julho de 2025
10°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Espaço do Artesanato e Economia Solidária movimenta a Vila do Forró com geração de renda e inclusão

Inclusão Produtiva promovida pela Seasic amplia oportunidades para empreendedores e artesãos durante os festejos juninos

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Sergipe
28/06/2025 às 19h30
Espaço do Artesanato e Economia Solidária movimenta a Vila do Forró com geração de renda e inclusão
Fotos: Ascom Seasic

Os festejos de São Pedro, neste fim de semana, prometem mais uma noite de alegria e diversão no espaço da Vila do Forró, na Orla da Atalaia, em Aracaju. Os espaços Artesanato Sergipano e Economia Solidária, organizados pelo Governo do Estado, estão diretamente articulados à política de Inclusão Produtiva, que visa integrar pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao mercado, por meio do estímulo ao empreendedorismo. 

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar, Nutricional e Inclusão Produtiva. A Seasic atua como facilitadora promovendo acesso e oportunidade para empreendedores que, muitas vezes, não dispõem de recursos para integrar esses espaços ou se encontram em situação de vulnerabilidade.  

Voltado à comercialização de produtos gastronômicos e peças artesanais, os locais têm beneficiado pequenos empreendedores e artesãos sergipanos, promovendo geração de renda e visibilidade para seus trabalhos. Muitas famílias sergipanas e turistas têm aproveitado a programação, fortalecendo a economia criativa durante o período junino. Ao todo, são 12 expositores que, todas as noites, mostram o que Sergipe tem de melhor por meio da gastronomia e do artesanato.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destaca que a iniciativa está alinhada às prioridades da atual gestão estadual. “Estamos inserindo a política de inclusão produtiva nos grandes eventos promovidos pelo Governo de Sergipe como forma de ampliar o alcance das ações sociais e garantir que mais sergipanos tenham a oportunidade de gerar renda e transformar sua realidade por meio do trabalho. A Vila do Forró é um grande exemplo de como é possível unir cultura, tradição e inclusão social”, afirma.

A inclusão produtiva é uma área estratégica da política de assistência social do Governo de Sergipe. Por meio dela, busca-se ampliar as oportunidades de acesso ao mercado e fomentar a autonomia financeira de quem trabalha com culinária e artesanato, transformando esses saberes em atividades sustentáveis e geradoras de melhoria na qualidade de vida. 

Natural de Ilha das Flores, Maria de Fátima é uma das empreendedoras articuladas pela Seasic que integram o espaço do Artesanato Sergipano & Economia Criativa. Na Vila do Forró, ela encontrou um local para dar visibilidade à sua produção. “Minhas peças de artesanato são todas feitas por mim e, mais uma vez, conto com a parceria da Seasic, que tem me dado a oportunidade de comercializar meus produtos, para além da Feira da Agricultura Familiar, da qual também faço parte”, relata. 

Já a agricultora familiar Maria dos Prazeres Feitosa, do assentamento Quissamã, em Nossa Senhora do Socorro, levou seus queijos e doces para o espaço da Economia Solidária. “Para mim, é uma satisfação estar aqui na feira pela primeira vez. É uma rica oportunidade que o Estado está dando, de sair da roça e trazer o nosso produto, que é o queijo, doce de leite, para o público da Vila que vem prestigiar a gente e o nosso forró”, declara orgulhosa.

País do Forró

O Arraiá do Povo e a Vila do Forró são uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e do Banese, em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Energisa, Aperipê TV, Netiz, TV Atalaia, Prefeitura de Aracaju, FM Sergipe e TV Sergipe; e com o patrocínio da Eneva, Iguá Saneamento, Maratá, GBarbosa, Sergas, Deso, Pisolar, Celi Engenharia, Rede Primavera Saúde, SEGV e Indra.
 

Maria de Fátima
Maria de Fátima
Maria dos Prazeres Feitosa
Maria dos Prazeres Feitosa
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários