A secretária de Assistência Social de Rio Preto, Sandra Reis, convidou integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os conselheiros tutelares do Município para dialogar sobre um plano de trabalho e avaliação de impacto sobre a ampliação do número de conselhos tutelares em São José do Rio Preto. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, na sede da Secretaria.
Atualmente, o atendimento às demandas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade é feito por meio de dois conselhos (Sul e Norte). A reivindicação do CMDCA é que sejam criadas mais duas unidades, com o objetivo de dividir a atenção especializada em quatro regiões da cidade.
Ao final do encontro, foi acordada uma lista de ações com tarefas para as partes envolvidas, no sentido de buscar alternativas de economia orçamentária e investimentos que viabilizem a ampliação do atendimento.
“Farei o levantamento de todos os investimentos envolvidos direta e indiretamente com os conselhos tutelares. Os conselheiros concordaram, por exemplo, em unir as casas e fazer uma casa única de conselho. Com isso, vamos reduzir a estrutura e economizar”, explicou Sandra Reis.
A secretária também falou em procurar o apoio dos integrantes do Legislativo. “Buscarei com os vereadores o recurso de emenda impositiva para o ano que vem. Vamos fazer ainda um estudo para entender a viabilidade dentro do nosso caixa atual, com o nosso déficit orçamentário. Estamos empenhados em realizar esse levantamento em curto espaço de tempo, para que essa situação, que já se arrasta há tantos anos, seja solucionada na nossa gestão”, completou. Nosso prefeito se sensibilizou com a demanda e aguarda as informações.
A presidente do CMDCA, Helena Marangoni, destacou o compromisso conjunto. “Acertamos com a secretária que vamos levantar e apresentar todos os dados de atendimentos e de demanda para que ela possa dar andamento aos estudos. Estamos engajados e vamos trabalhar no sentido de resolver o problema. Procuramos uma solução conjunta.”