Quinta, 10 de Julho de 2025
11°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

PEIEX capacita 80 empresas maranhenses para exportação e encerra ciclo com resultados acima da meta

Programa executado pela Fapema, em parceria com a ApexBrasil e instituições locais, destaca protagonismo feminino, com 44% das empresas lideradas p...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
27/06/2025 às 21h40
PEIEX capacita 80 empresas maranhenses para exportação e encerra ciclo com resultados acima da meta
- PEIEX capacita 80 empresas maranhenses para exportação (Foto: Divulgação)

O Maranhão já ocupa a segunda posição entre os maiores exportadores do Nordeste e tem potencial para crescer ainda mais. Durante a apresentação dos resultados do ciclo 2022/2025 do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realizada no dia 26 de junho, no auditório do Sebrae Jaracaty, representes da APEX-Brasil, parceiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) no programa, e o coordenador do núcleo PEIEX destacaram que o estado já começa a ver seus produtos ganhando espaço no mercado internacional. Um dos destaques do programa é a participação feminina, com 44% das empresas qualificadas lideradas por mulheres, reforçando o protagonismo delas no desenvolvimento econômico do estado.

Com saldo altamente positivo, o evento celebrou a preparação de 80 empresas para o mercado internacional, número que superou a meta inicial, que era de 77 empresas, e contou com a participação de representantes de instituições parceiras como a ApexBrasil, Sebrae Maranhão, Fapema, Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

Um dos pontos altos do ciclo foi a participação de empresas maranhenses em feiras internacionais e rodadas de negócios, como o “Exporta Mais Brasil - Couros e Curtumes”, em que a empresa MH Couros, de Imperatriz, realizou sua primeira exportação de 22,8 toneladas de subprodutos de couro.  Os números foram apresentados pelo coordenador operacional do Núcleo PEIEX Maranhão, Rodrigo Brandão.

“O PEIEX é um programa que qualifica empresas para exportação e completa 20 anos com muitos motivos para comemorar. Nesta segunda edição, superamos a meta com 80 empresas preparadas para o mercado internacional. Mais do que formar empresas, estamos fortalecendo todo o ecossistema de exportação no Maranhão”, afirmou Rita Albuquerque, coordenadora de competitividade da ApexBrasil.

Nordman Wall, presidente da Fapema, comemorou os avanços. “Com o apoio da Apex, a Fapema tem capacitado empresas maranhenses para exportação, com foco na prática e na competitividade. Agora, nossos empresários não precisam mais esperar que o Estado os leve a feiras - eles já estão sendo convidados para expor seus produtos fora e negociar diretamente, graças à preparação que receberam”, destacou.

Sérgio Farias Ferreira, representante do Escritório Nordeste da ApexBrasil, destacou avanço do projeto, pontuando aumento de 50% no número de empresas capacitadas em relação ao ciclo anterior. “Isso mostra o enorme potencial do Maranhão para a exportação. Exportar é uma forma de crescer com competitividade e resiliência”, reiterou.

Também presente, a secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Seinc, Luzia Rezende, ressaltou o papel do poder público. “A Seinc tem atuado para aproximar micro e pequenos empresários do mercado internacional. Muitas empresas já iniciaram sua atuação no exterior. E vamos seguir firmes, como fizemos na Ficomex no ano passado, ampliando a presença do Maranhão na próxima edição da feira”, pontuou.

Representando o setor produtivo, o presidente da ACII, Carlos Alcione Lucena, observou que “o programa é como um verdadeiro divisor de águas para as pequenas empresas, pois capacita, desenvolve gestores e abre portas para o mercado internacional”. Ele acrescentou que é uma satisfação fazer parte dessa iniciativa que transforma negócios locais em empresas de projeção global.

O presidente do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo de Sousa, acrescentou que é uma grande satisfação contar com a Fapema como parceira e participar deste momento tão importante. “Vejo este ciclo como o início de uma jornada de conhecimento, inovação e prosperidade para o Maranhão”, reforçou.

Empreendedores que participaram do programa relataram as transformações em seus negócios, a exemplo de Úrsula Herênio Quadro, da MH Couros de Imperatriz, empresa familiar que trabalha com couro acabado. A empreendedora participou de todas as etapas do programa. “Graças ao PEIEX, abrimos portas importantes para o nosso trabalho”, afirmou.

Já Cláudia Temporim, de São Luís, do setor de moda praia, destacou que “apresentar meu produto na Europa é um sonho, e vejo com confiança que as portas do mercado internacional estão se abrindo graças ao PEIEX”.

O evento foi encerrado com a entrega dos certificados aos representantes das empresas que concluíram, com êxito, a segunda edição do PEIEX Maranhão. A iniciativa é uma parceria entre a ApexBrasil e o Governo do Estado, por meio da Fapema, com apoio da Seinc e da ACII, e reafirma o compromisso com o desenvolvimento empresarial e a inserção competitiva do Maranhão no comércio global.

De 2022 a 2025, o programa capacitou empresas de diversos setores — alimentos (34%), moda (14%), bebidas (12%) e um mix que inclui arquitetura, artesanato, construção civil e móveis (40%) — e promoveu uma transformação prática nos processos internos dessas empresas, com metodologia que vai do diagnóstico ao plano de exportação personalizado.

Com 62% das empresas sediadas em São Luís e 24% em Imperatriz, o PEIEX também alcançou outros municípios e até estados vizinhos. “Um destaque especial vai para o papel das mulheres: 44% das empresas qualificadas são lideradas por elas, reforçando a força feminina no cenário econômico maranhense”, apresentou o coordenador geral do Núcleo do programa no Maranhão, Ricardo Cruz.

O ciclo 2022/2025 encerra-se, celebrando o fortalecimento do ecossistema empreendedor do estado. O PEIEX segue como um motor de crescimento, inovação e internacionalização - impulsionando o Maranhão a ocupar um lugar de destaque no cenário global.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários