Valorizar iniciativas que dão certo e garantir meios para que todos tenham acesso à informação de forma clara, objetiva, com base em fatos.
Essa foi a tônica do 1º colóquio realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José Rio Preto.
O jornalista Daniel Nardin compartilhou experiências sobre o Jornalismo de Soluções, uma tendência mundial. Ele apresentou produções realizadas de maneira independente em territórios amazônicos.
“É uma abordagem que busca mostrar o problema, mas contá-lo a partir da perspectiva de uma resposta. Essas respostas nem sempre vêm do poder público, às vezes é da própria comunidade, de um bairro, de uma rua, de uma igreja, de uma escola ou de uma empresa”, explica.
Mais do que ressaltar exceções ou esperar que sejam respostas gerais, o intuito é fomentar uma cultura de inovação e a busca por soluções a demandas específicas da localidade.
Já a pesquisadora Maíra Moraes ressaltou a urgência em se trabalhar a chamada Educação Midiática.
“Estamos expostos a todo o tempo a informações, conteúdos, aplicativos... Por isso, é fundamental e urgente compreender criticamente esse objeto que faz parte do nosso dia.”
Moraes apresentou o projeto MultiRio, desenvolvido atualmente com alunos de 80 escolas cariocas. Crianças e adolescentes aprendem, na prática e de maneira interdisciplinar, a serem “cidadãos digitalmente ativos”.
A jornalista Cláudia Lacerda, Secretária de Comunicação, pontuou o papel do poder público nesse cenário: “Colocar a comunidade de comunicadores mais perto do que estamos vivendo no mundo. Trouxemos duas grandes tendências para juntos refletirmos”.
O colóquio realizado no auditório do 9º andar do Paço Municipal alcançou cerca de 100 profissionais de mídia e educação, que foram recebidos pelo prefeito Coronel Fábio Candido.