Representantes da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) participaram, na manhã desta sexta-feira (27), de uma reunião para discutir estratégias de aprimoramento da coleta de dados da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. Realizado na sede da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), o encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), Secretaria do Planejamento (Seplan) e Etipi.
A principal pauta foi a unificação dos formulários utilizados atualmente e a definição sobre o armazenamento seguro e eficiente das informações coletadas. A iniciativa visa otimizar os processos de diagnóstico institucional e fortalecer a produção de dados estratégicos voltados à promoção da equidade de gênero, raça e diversidade no serviço público estadual.
“Tratamos da aplicação do formulário ainda em 2025 e discutimos melhorias para as próximas edições, a partir de 2026. Foi uma reunião bastante produtiva, com encaminhamentos definidos para viabilizar a execução do formulário neste e nos próximos anos”, destacou a assessora técnica da Seplan e secretária-geral do Comitê Permanente de Diversidade da secretaria, Enya Maria.
A diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da Sempi, Ivana Amorim, reforçou a importância da padronização dos instrumentos de coleta. “Essa padronização irá beneficiar não apenas os programas discutidos hoje, mas também outras iniciativas, permitindo aos órgãos estaduais um diagnóstico mais preciso dos seus ambientes de trabalho. Com isso, poderemos fortalecer ações de prevenção ao assédio e à violência, além de promover a presença de mulheres em espaços de liderança e decisão no Estado do Piauí.”
Para Edna Lima de Paula, gerente de Gestão de Pessoas da Etipi, a iniciativa representa um avanço no uso estratégico dos dados. “Hoje tivemos uma reunião importante para discutir melhorias na área de equidade. Identificamos que muitos dados valiosos acabam sendo desperdiçados. Aproveitamos esse momento para buscar a unificação das informações de todos os órgãos. Nosso objetivo é criar algo duradouro, que garanta o acesso seguro a esses dados para todos.”
A ação intersetorial reforça o compromisso do Governo do Estado com a construção de políticas públicas mais eficazes, fundamentadas em dados confiáveis e em práticas de gestão inclusivas.