Domingo, 13 de Julho de 2025
12°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Assembleia homenageia os 35 anos da Conab em sessão solene

O ato foi proposto pelo deputado Júlio Mendonça em reconhecimento à contribuição da estatal para a segurança alimentar e o fortalecimento da agricu...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: ALEMA
26/06/2025 às 19h50
Assembleia homenageia os 35 anos da Conab em sessão solene
Sessão solene em homenagem aos 35 anos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizada no Plenário Nagib Haickel

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) realizou, na manhã desta quinta-feira (26), sessão solene para homenagear os 35 anos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A iniciativa partiu do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), autor do Requerimento nº 185/2025 que propôs o ato comemorativo em reconhecimento à contribuição da estatal para a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar no país.

A solenidade foi presidida pelo deputado Fernando Braide (PSD) e contou com a presença de servidores do sistema federal e estadual de agricultura, convidados, representantes de entidades da sociedade civil e diversas autoridades de âmbito federal, estadual e municipal.

Em seu pronunciamento, o deputado Júlio Mendonça destacou o papel estratégico da Conab na formação de estoques reguladores, na execução de programas de apoio ao pequeno produtor e na garantia de preços mínimos.

“Celebrar os 35 anos da Conab é reafirmar o compromisso do poder público com quem produz o alimento que chega à mesa dos brasileiros”, afirmou o parlamentar, lembrando que a Companhia atua em todo o território nacional, mas tem no Maranhão uma presença fundamental para o escoamento da produção de grãos e a inclusão de agricultores familiares em políticas públicas.

Foto: Reprodução/ALEMA
Foto: Reprodução/ALEMA
Durante a cerimônia, foram entregues certificados e placas alusivas à data para servidores da Conab e produtores rurais

Presenças e homenagens

Compuseram a mesa de honra, dentre outras autoridades, o superintendente federal do Ministério da Agricultura e Pecuária no Maranhão, Wellington Reis Sousa; o superintendente da Conab/MA, Francisco José Cysne Aderaldo Nonato; o prefeito de Viana, Carlos Augusto Cidreira; o representante do Movimento dos Sem Terra, Gilvan Santos; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar )MDA), Vicente Mesquita.

Durante a cerimônia, a Assembleia entregou certificados e placas alusivas à data para servidores da Conab e produtores rurais beneficiados por programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Foto: Reprodução/ALEMA
Foto: Reprodução/ALEMA
A solenidade contou com a presença de servidores do sistema federal e estadual de agricultura, convidados, representantes de entidades da sociedade civil e diversas autoridades

Contribuição

O superintendente da Conab/MA agradeceu o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Maranhão e disse que a autarquia federal é um braço executivo do poder públicos com atuação em praticamente todos os municípios do estado.

“Nossos agradecimentos ao Parlamento Estadual pelo reconhecimento de nosso trabalho. Representamos um papel fundamental no apoio, incentivo e fortalecimento da agricultura empresarial e familiar no Maranhão. Estamos lá na ponta com presença em mais de cinco mil povoados do estado”, afirmou.

Cooperação

Francisco Cysne ressaltou as parcerias firmadas entre a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e a Conab, com destaque para as operações de compra direta de produtos de comunidades quilombolas e de assentamentos da reforma agrária.

“Essa cooperação garante a comercialização de itens da sociobiodiversidade com preços justos e a distribuição desses alimentos para creches, hospitais públicos e cozinhas solidárias”, frisou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários