Estabelecer o novo fluxo de entrada, registros e transferências no Sistema de Dados da Fundação (SIDAF). Esta foi a pauta de uma reunião promovida pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), na última quarta-feira, 25, e também de tornar o sistema mais funcional.
A reunião foi conduzida pela Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan/Funac), sob a coordenação do chefe da Assessoria, Nikson Daniel de Souza, contando com a presença da assessora de Planejamento (Asplan/Funac), Letícia Azevedo, e do chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DIT/Funac), Francisco Pereira.
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a expectativa é tornar o sistema mais funcional. “Além disso, mais seguro e eficaz para a sistematização, análise e gestão dos dados institucionais”, ressaltou.
Durante a reunião, os profissionais que atuam diretamente no preenchimento e na utilização do sistema puderam apresentar sugestões e apontamentos. “O momento foi também uma oportunidade de escuta qualificada e de troca de experiências entre os setores envolvidos, fortalecendo a colaboração e o compromisso com a melhoria contínua dos processos”, destacou Nikson Daniel Souza.
Também participaram da ação diretores e coordenadores da Unidades de Atendimento Inicial e do Programa de Internação Provisória da Grande Ilha e da Região dos Cocais, além de operadores da Central de Vagas da Fundação. O principal objetivo foi socializar o novo fluxo de registro de dados, buscando superar falhas e inconsistências observadas na rotina institucional.
Funcionalidade
Com o SIDAF, a Funac realiza o registro diário dos atendimentos e disponibiliza, de forma transparente, informações atualizadas sobre a ocupação das Unidades. O sistema também permite acessar dados demográficos e sociais dos adolescentes atendidos, como idade, gênero, escolaridade, tipo de ato infracional e reincidência.
Essas informações são fundamentais para subsidiar a elaboração de relatórios, análises e políticas públicas. “Trata-se de uma metodologia que proporciona uma visão ampla e estratégica do cenário socioeducativo no estado, logo, o aprimoramento do uso reforça o compromisso da Funac com a qualificação da gestão da informação e com o aprimoramento contínuo do atendimento socioeducativo no Maranhão”, finaliza Sorimar Sabóia.