THAP Notícias | Atualize-se
Geral GESTÃO HÍDRICA
Sensações Turismo na Home
Semas participa da 3ª Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim
Evento debateu iniciativas sustentáveis, desafios na regularização do uso de recursos hídricos e o fortalecimento institucional do Comitê
26/06/2025 12h00
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) participou, na terça-feira (24), da 3ª Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim (CBHRM), realizada em formato híbrido, com a presença de representantes do poder público, sociedade civil, instituições acadêmicas e movimentos sociais.

O encontro ocorreu no auditório da Secretaria da Cultura de Castanhal com debates sobre a regularização dos usos da água na Bacia e a promoção de soluções sustentáveis na região, com a experiência do Sítio Agroecológico Tolu.

A coordenadora de Planejamento em Recursos Hídricos da Semas, Verônica Bittencourt, palestrou sobre o panorama das outorgas para o uso da água, emitidas pela Secretaria na Bacia Hidrográfica do Marapanim.

“Informei sobre a importância de ampliar o cadastro de usuários como passo essencial para a segurança hídrica, o monitoramento efetivo e a futura cobrança pelo uso da água – um instrumento estratégico para viabilizar recursos que retornem em forma de investimentos para a própria Bacia”, disse Verônica Bittencourt.

A reunião reservou espaço para o compartilhamento de encaminhamentos, tirados no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), que ocorreu no mês de maio, em Campo Grande (RS).

Foi destacada, também, a importância da participação ativa do Pará no colegiado nacional, e houve a troca de experiências e aprendizados. O Comitê do Marapanim participou das conversas.

“Também foram debatidas as propostas como a criação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, estratégias para captação de recursos nacionais e internacionais, fortalecimento das câmaras técnicas do comitê, além da instalação da sede do CBHRM em Castanhal, e a palestra da Dra. Luciana Athayde, sobre o Sítio Agroecológico Tolu e o projeto Moeda Verde”, enfatiza a Gerente de Apoio à Gestão Participativa de Recursos Hídricos da Semas, Andreza Lima.

O encerramento da oficina foi marcado pela reafirmação da Semas com o compromisso de descentralizar a gestão ambiental, a valorização do conhecimento técnico e tradicional, e o fortalecimento dos comitês de bacia como instrumentos fundamentais para a preservação dos recursos hídricos no Pará.

“Entendo que adequar produção, desenvolvimento econômico social com sustentabilidade é um dos grandes desafios do CBHRM. Precisamos produzir e difundir nos 12 Municípios que compõem o CBHRM projetos e ações que possam efetivamente produzir esses resultados”, afirma Paulo Nascimento, da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Terra Boa.

O evento foi promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim (CBHRM), com o apoio da Semas.

Texto de Vinicius Silva / Ascom Semas