Quarta, 09 de Julho de 2025
12°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Sorriso promove dia especial com oficinas digitais, cultura regional e festa para os idosos do CCPI

Nesta sexta-feira (27), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Sorriso será cenário de um dia repleto de atividades educativas, culturai...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
26/06/2025 às 11h40
Sorriso promove dia especial com oficinas digitais, cultura regional e festa para os idosos do CCPI
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Nesta sexta-feira (27), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Sorriso será cenário de um dia repleto de atividades educativas, culturais e de integração para os idosos assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A programação, que deve reunir aproximadamente 300 participantes, começa a partir das 13h, com uma ação em parceria com a Faculdade Atenas, seguida por apresentações culturais, comemoração dos aniversariantes do mês e encerramento com matinê.

A primeira atividade do dia será voltada à informação e conscientização sobre o uso de contratos digitais. Acadêmicos do curso de direito da Faculdade Atenas irão apresentar aos idosos os benefícios e os riscos das contratações feitas pela internet. A ação contará com duas oficinas práticas: uma sobre como realizar assinaturas digitais por meio do aplicativo GOV.BR e outra demonstrando o passo a passo para a transferência de veículos no site do DETRAN.

Após as oficinas, será realizada uma mesa-redonda com a presença do diretor executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira de Souza, além dos advogados Daniel Wurzius (Procon) e Jader Rosset (CDL). O objetivo da atividade é garantir que os idosos compreendam os seus direitos e saibam como se proteger em transações digitais — uma prática cada vez mais comum desde a pandemia da Covid-19.

Às 14h, o CCPI dá início ao evento “Diversidade Cultural – O Brasil de Todos Nós”, que integra as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O projeto foi desenvolvido ao longo de cinco semanas pela pedagoga Telma e pela monitora Érica, que trabalharam com os idosos a valorização das suas origens e tradições. No encerramento, os grupos irão apresentar danças, vestimentas típicas, objetos e a culinária de diferentes regiões do país.

A programação segue às 15h30 com a tradicional comemoração dos aniversariantes do mês de junho. Logo depois, às 16h, será realizada uma matinê especial para fechar o dia com alegria e confraternização.

A secretária de Assistência Social, Daniela Stel, destaca a importância das ações. “Além de promover informação e fortalecer os vínculos comunitários, esse tipo de evento mostra o quanto nossos idosos têm disposição, criatividade e vontade de aprender. Eles são protagonistas da própria história, e nós seguimos firmes em garantir que o envelhecimento seja com dignidade, alegria e respeito”, finaliza.

  • Texto: Bianca Arruda

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários