Quarta, 09 de Julho de 2025
12°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Distritais chancelam acesso de advogados ao Sistema Eletrônico de Informações do DF

A votação em Plenário da sessão ordinária de hoje (24) deu aval ao projeto de lei 1218/2024 , proposto pelo parlamentar Pepa (PP). A norma assegura...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Agência CLDF
24/06/2025 às 23h40
Distritais chancelam acesso de advogados ao Sistema Eletrônico de Informações do DF
Foto: Reprodução/Agência CLDF

A votação em Plenário da sessão ordinária de hoje (24) deu aval ao projeto de lei 1218/2024 , proposto pelo parlamentar Pepa (PP). A norma assegura aos advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) o acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para fins de consulta, acompanhamento e peticionamento nos processos administrativos no âmbito do Distrito Federal. O SEI é o sistema pelo qual tramitam os processos da administração pública em diversas esferas e unidades da federação, inclusive no DF.

“Hoje, para que o advogado tenha acesso aos processos de qualquer esfera, seja administrativa, civil ou criminal, tem que ser de forma presencial. E este, mesmo estando habilitado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), não consegue ter acesso integral aos processos. Isso gera um atraso ao pleno exercício da advocacia”, explica o distrital na motivação da proposta. O texto ainda defende que a medida vai "desburocratizar" o acompanhamento dos processos.

Ao usufruírem do direito, os advogados deverão respeitar as normas de segurança da informação e de proteção de dados pessoais. Órgãos e entidades do Distrito Federal terão 180 dias, a contar da publicação da lei, para adaptar seus procedimentos internos. Agora, o texto segue para sanção ou veto do governador.

Daniela Reis (Agência CLDF)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários