Sexta, 11 de Julho de 2025
11°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Programação do projeto Enem Não Tira Férias incentiva manutenção dos estudos em julho

A educação no Ceará não para. E foi pensando nisso que o Governo do Ceará, nesta terça-feira (24), abriu a programação do projeto Enem Não Tira Fér...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Ceará
24/06/2025 às 20h00
Programação do projeto Enem Não Tira Férias incentiva manutenção dos estudos em julho
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A educação no Ceará não para. E foi pensando nisso que o Governo do Ceará, nesta terça-feira (24), abriu a programação do projeto Enem Não Tira Férias. A iniciativa que intensifica a preparação dos estudantes da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovendo atividades durante o período de férias, teve início na Estação das Artes, em Fortaleza.

Um dos estudantes que vai aproveitar a iniciativa é o Kauê Abreu, de 17 anos. Cursando a 3ª série do Ensino Médio na EEMTI Visconde do Rio Branco, o estudante sonha em cursar Engenharia de Software na Universidade Federal do Ceará (UFC). “O Enem Não Tira Férias engaja a gente nessa rotina de estudos para o Enem. Inventiva a gente mesmo nas férias, porque não podemos parar. É o nosso futuro em jogo. É a profissão que a gente quer seguir, é a faculdade que a gente quer escolher”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

De 1º a 18 de julho os participantes terão acesso a videoaulas, podcasts e diversos materiais de apoio. Confiante de que vai conquistar seu sonho, Kauê destacou o apoio da família e dos professores como combustível. “Em casa, eu tenho todo o apoio e também tenho aqui, pelos meus professores. Tenho certeza que tudo vai dar certo com dedicação”, completou.

Incentivo para os estudantes

O governador Elmano de Freitas, que participou do evento acompanhado da secretaria da Educação, Eliana Estrela; da secretaria da Juventude, Adelita Monteiro; e da secretaria da Cultura, Luísa Cela; destacou a felicidade de poder proporcionar uma educação cada vez melhor para os estudantes da escola pública cearense.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Estamos aqui para que possamos incentivar, estimular, todos os nossos alunos a continuar seguindo esse sonho de ingressar no ensino superior. E esse incentivo tem dado resultado, porque a cada ano temos visto aumentar o número de aprovações dos estudantes da escola pública no ensino superior”, pontuou o governador.

Como resultado desse esforço contínuo, 24.403 estudantes da rede pública estadual conquistaram vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas em 2024, o número é maior do que o ano anterior, quando 22.531 foram aprovados. “Nós temos a certeza e esse orgulho crescente, de que o estudante da escola pública vai ingressar na universidade pública no curso que ele quiser”, afirmou o governador.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Educação como ferramenta de mudança

O aulão, com revisões de conteúdos das áreas de Redação, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, reuniu 1.125 alunos de Fortaleza. Dentre esses alunos estava Tereza Mirella, 17 anos, moradora do bairro Cristo Redentor, estudante da 3ª série do Ensino Médio da EEFM São José dos Arpoadores.

“O Enem Não Tira Férias tem essa importância de incentivar os alunos, principalmente para alunos das periferias, regiões difíceis. Incentivar a educação é muito importante para uma ascensão, tanto pessoal quanto social”, comentou Tereza. “A educação superior é muito importante e, infelizmente, atualmente, muitas pessoas acabam desvalorizando”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Inspirada pela mãe, professora da escola pública, Tereza sonha com licenciatura em Letras ou História. “Eu espero que no meu futuro eu consiga mudar a minha vida, por meio da educação, e também mudar a vida de outros alunos, impactando por meio da educação. Porque eu acredito que a educação é uma ferramenta de mudança”.

Educação na busca dos sonhos

A secretária da Educação, Eliana Estrela, destacou o compromisso do Governo do Ceará com a educação e com a busca dos sonhos dos estudantes. “Nós acreditamos no potencial da nossa juventude. Nós investimos, de fato, durante todo o ano nesse trabalho”, afirmou. “Se a nossa missão é que nossos estudantes tenham a vida mais digna e mais justa, e realizem sonhos, então faremos isso junto com eles”, finalizou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Enem Não Tira Férias integra o projeto Enem: Chego Junto, Chego Bem, que organiza um conjunto de estratégias educativas e motivacionais ao longo do ano letivo. A iniciativa contempla sete etapas: Documentação – assegura que todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio e da EJA possuam documento oficial com foto e CPF; Isenção da Taxa – garante que 100% dos estudantes da rede pública estejam isentos da taxa de inscrição do Enem; Inscrição – mobiliza as escolas para garantir que todos estejam devidamente inscritos; Motivação – promove atividades pedagógicas e ações de incentivo ao engajamento; Preparação – oferece suporte didático e pedagógico focado nas competências exigidas pelo exame; #enemvou2dias – assegura a presença dos estudantes nos dois dias de prova, com transporte e pontos de apoio e Ingresso – orienta os alunos sobre as formas de acesso ao ensino superior.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A estudante da 3ª série do Ensino Médio na EEMTI Visconde do Rio Branco, Yasmin Viana, de 17 anos, recebeu todo esse apoio da escolas desde o início do ano e ressaltou a importância da ação. “Desde o começo do ano estamos focados, e agora com o Enem Não Tira Férias não paramos nem nas férias. Eu tenho o sonho de entrar na Universidade Federal, e sinto que estou sendo apoiada para isso”, concluiu.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, conforme calendário do Ministério da Educação (MEC).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários