Segunda, 14 de Julho de 2025
13°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Escola Estadual Afonso Pena recebe a mostra Modernos Eternos antes de ser restaurada

Evento cultural marca novo capítulo na valorização de um dos prédios escolares mais antigos de Belo Horizonte, que será totalmente revitalizado pel...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Minas Gerais
24/06/2025 às 19h40
Escola Estadual Afonso Pena recebe a mostra Modernos Eternos antes de ser restaurada
BS Fotografias

Patrimônio vivo da educação mineira, a Escola Estadual Afonso Pena, em Belo Horizonte, abre suas portas para a 10ª edição da mostra Modernos Eternos, a partir desta terça-feira (24/6). Até o dia 20/7, o prédio centenário, símbolo da arquitetura e da história da capital, será palco de 47 ambientes criados por grandes nomes da arte, do design e da arquitetura. A ocupação cultural celebra o legado da escola pública e reforça o papel da unidade como espaço de memória, aprendizado e transformação.

Apresentada pelo Governo de Minas e pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) , a edição 2025 da Modernos Eternos BH tem como tema "Educação em Minas Gerais: do século XIX aos dias atuais". O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , Igor de Alvarenga, explica que a escolha da Escola Afonso Pena como sede é carregada de simbolismo, além de representar a tradição da educação pública no estado.
 

 

"Quando acreditamos no potencial da escola pública e unimos forças em torno de um projeto transformador, o resultado é esse: um espaço que inspira, acolhe e faz a diferença na vida de quem ensina e de quem aprende", afirma Igor de Alvarenga.

 
  
  


"Tenho certeza de que cada servidor, cada estudante que passar por aqui sairá tocado por essa experiência", prevê o secretário de Educação de Minas Gerais.

Restauração do prédio histórico 

A realização da mostra antecede o início das obras de restauração total da escola, anunciadas pelo Governo de Minas em abril deste ano. Com investimento de R$ 7 milhões, a intervenção contempla a modernização dos ambientes internos e a adequação do prédio às normas de acessibilidade, respeitando as características históricas da construção.

A reforma atende a uma antiga demanda da comunidade escolar e será executada por empresas especializadas em imóveis tombados. Para garantir a continuidade das aulas durante o período de obras, os estudantes foram transferidos temporariamente para um anexo da Escola Estadual Governador Milton Campos, nas proximidades. A previsão é que as obras comecem em agosto.

Educação, história e arte em diálogo

Fundada em 1897, a Escola Estadual Afonso Pena foi uma das primeiras edificações erguidas no projeto urbanístico da nova capital mineira. Com traços neoclássicos, o prédio tornou-se referência em educação e formou gerações de mineiros ilustres, como Guimarães Rosa e Fernando Sabino.

Durante a mostra, o público poderá vivenciar experiências que entrelaçam passado e presente. Além da ocupação da escola e da Casa de Afonso Penna Jr., a Modernos Eternos contará com programação paralela em outros espaços culturais da cidade, como o Museu Mineiro, o Arquivo Público Mineiro e a Casa Fiat de Cultura. Oficinas, exposições e homenagens a educadores históricos completam o roteiro, fortalecendo o vínculo entre patrimônio, identidade e educação pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários