O encontro contou com a participação do titular da Seplag-CE, Alexandre Cialdini; do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Rodrigues; da assessora técnica da Seplag-CE, Priscila Falconeri; do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; do secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Afrânio Feitosa; além do diretor comercial da Transnordestina Logística S.A, Alexandre Trevisan.
O secretário Alexandre Cialdini destacou a relevância do terminal intermodal para a economia do Estado. “A reunião de hoje mostrou o papel da Transnordestina em nosso estado. Mostrou que estamos no caminho certo. Ao desenharmos os arranjos produtivos locais (APLs) e identificarmos as oportunidades do Estado, passamos a entender melhor como construir um modelo de otimização. Segundo as previsões, a ferrovia chegará a Quixeramobim até junho ou julho de 2026. Até lá, temos que organizar a produção, tanto para o mercado interno quanto para o externo, desde Quixeramobim até o Porto do Mucuripe.”
O prefeito Cirilo Pimenta elogiou a iniciativa da Seplag de promover a articulação com o município de Quixeramobim e a Transnordestina. “A importância é significativa porque o Estado, como mentor maior das ações de governo, precisa ter a capacidade de compartilhar esse investimento com os municípios. Um projeto como esse requer ações conjuntas nas áreas de logística, bem-estar das pessoas e crescimento organizado, orientado, para que todos tirem o melhor proveito possível. Vai beneficiar uma das regiões mais pobres do Estado, viabilizando muitos negócios novos e aproveitando as riquezas locais, como a mineração, a produção de leite e manufaturados, além de todas as tradições que o território tem”, disse.
Pimenta complementou que a interação do grupo técnico com a Transnordestina e com a empresa Value é fundamental. Ele também informou que, no dia 4 de julho, o governador Elmano de Freitas lançará a pedra fundamental da Transnordestina em Quixeramobim.