A Rua São João, no bairro Industrial, ganhou uma movimentação especial na véspera de São João, nesta segunda-feira, 23, com mais uma edição da Segundona do Turista. O local, que há 115 anos é grande palco dos festejos juninos mais tradicionais de Sergipe, foi tomado pela alegria, pelo forró autêntico e pela valorização da cultura popular, reunindo moradores, turistas e amantes das tradições nordestinas.
O evento é promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus, e conta com o apoio das secretarias de Turismo (Setur), do Trabalho (Seteem) e da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom).
A noite contou com uma programação dedicada a quem valoriza o forró pé de serra e as quadrilhas juninas. Subiram ao palco o Trio Itapoã, levando clássicos do forró, seguido pela apresentação da Quadrilha Junina Festa na Roça, de Itaporanga, e de Robson do Rojão, que garantiu o arrasta-pé até o fim da noite.
Para o presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, Éder Teles não tem lugar melhor para se comemorar esse dia tão celebrado pelos sergipanos do que aqui na Rua São João. "A gente está muito feliz, é com muita alegria receber o projeto e vários turistas. Hoje realmente a gente está bem animado, a família brincando, as crianças, muito forró, muita tradição sendo valorizada”, destacou.
O sentimento de satisfação também foi compartilhado por quem subiu ao palco. Edvaldo dos Santos, integrante do Trio Itapoã, ressaltou a importância de se apresentar no espaço. “Para mim, é motivo de muita alegria e emoção me apresentar aqui na Rua São João, nesse palco que representa o forró tradicional e por onde já passaram tantos artistas. É um privilégio tocar aqui”, afirmou.
A integrante da Quadrilha Junina Festa na Roça, Fernanda Santos, comentou sobre a emoção de se apresntar na véspera da festa mais importante de Sergipe. “É um prazer poder estar dançando aqui na Rua São João, espaço que é referência dos festejos juninos. Com certeza foi uma noite muito especial para todos nós”, ressaltou.
Atrativo para os turistas
A força da tradição da Rua São João atrai visitantes de diferentes partes do país. A turista Telma Vilasboas, de Salvador, ficou encantada com a experiência. “Estou adorando estar aqui com todos os sergipanos. É muito lindo tudo que o estado tem mostrado para que a gente possa viver o maior São João, e aqui, nessa Rua São João, principalmente. Tudo nota dez”, elogiou.
O agente de turismo Emanuel Caldas também destacou a importância do local para quem quer viver o ciclo junino de forma genuína. “Não existe lugar melhor que esse no mês de junho. Aqui tem o verdadeiro forró, com muita tranquilidade, e quem chega aqui aproveita o melhor São João do Nordeste”, disse.
A tradição da Rua São João se mantém viva também por meio de famílias que passam de geração em geração esse amor pelos festejos. É o caso de Antônio Cardoso, de Moita Bonita. “Festa muito boa, é uma tradição de muitos anos. Sou apaixonado por forró, por quadrilha, tanto que já fui jurado. A tradição junina não pode morrer. A gente precisa preservar, trazendo nossas comidas típicas e dançando muito forró. A alegria é o que não pode faltar”, afirmou.
Segundona do Turista
A Segundona do Turista tem como objetivo valorizar artistas sergipanos e ampliar o acesso à cultura, com apresentações semanais de forró e outras manifestações populares. O evento acontece sempre às segundas-feiras e segue com programação contínua até dezembro.