Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira (23), o presidente da Associação de Surf e Bodyboard da Praia do Olho d’Água (Asboa), Rogério Verde. Ele fez uma explanação sobre projetos realizados pela entidade, criada em São Luís, no mês de dezembro de 2004.
Entrevistado pela apresentadora do programa, radialista Maria Regina Telles, Rogério Verde disse que a Asboa nasceu de um projeto embrionário quando ministrava aulas de surf e bodyboard aos domingos, das 8h ao meio-dia. A partir daí, os voluntários integrantes da Asboa passaram a se reunir no ‘picoasboa’, ponto de encontro que surgiu informalmente na praia do Olho d’Água.
Rogério Verde, reconhecido como atuante ativista socioambiental no Maranhão, informou que, atualmente, mais de 50% das atividades da Asboa são realizadas por mulheres, o que resultou na criação do Movimento Surfa Minha Irmã, que incentiva o público feminino à prática de esportes aquáticos.
“A boa notícia é que estamos com um importante projeto já aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte, que vai nos permitir a implementação e ampliação do Projeto Onda Verde, que consiste na confecção de pranchas com garrafas pet, tendo como clientela alunos da rede pública de ensino”, afirmou o presidente da Asboa.
Ele acrescentou que o Projeto Onda Verde, que está em atividade desde o mês de março passado, atende jovens egressos de escolas da rede pública com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras e nos fins de semana. Os voluntários deste projeto, segundo Rogério Verde, já realizaram visitas a diversas comunidades do litoral maranhense, abrangendo cidades como Cururupu, Apicum-Açu e Guimarães.
A ideia é estender as visitas a outros municípios como Alcântara, Arari, Santo Amaro, Primeira Cruz e Barreirinhas.
Incentivo
“Nós somos o segundo maior litoral do Brasil, razão pela qual o Maranhão tem tudo para ser um grande incentivador dos esportes aquáticos em toda a sua faixa litorânea”, frisou Rogério Verde.
“A nossa proposta fundamental é aproveitar mais o nosso litoral, despertar para a prática esportiva e mostrar e incentivar a preservação ambiental por banhistas e pelo poder público”, ressaltou o presidente da Asboa.
Ele enfatizou que, desde a criação da Asboa, surgiram em São Luís diversas opções de aulas de surf e bodyboard, tanto para iniciantes quanto para níveis mais avançados. “As aulas podem ser individuais ou em grupo, e muitas escolas oferecem pacotes com diferentes durações e níveis de intensidade”, assinalou Rogério Verde.