Terça, 22 de Julho de 2025
12°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Quase 100 municípios participam de seminário da Defesa Civil em Cristino Castro

Cristino Castro sedia, nesta sexta-feira (20), o II Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí que reúne gestores e técnicos de quase 100 municí...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Piauí
20/06/2025 às 13h20
Quase 100 municípios participam de seminário da Defesa Civil em Cristino Castro
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Cristino Castro sedia, nesta sexta-feira (20), o II Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí que reúne gestores e técnicos de quase 100 municípios dos territórios Chapada das Mangabeiras, Serra da Capivara, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, áreas que concentram altos índices de seca e queimadas.

O objetivo do encontro é promover capacitação técnica e integração entre os municípios, fortalecendo as ações de prevenção e resposta diante de desastres naturais e ambientais. O evento é promovido pela Secretaria da Defesa Civil do Estado (Sedec) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e a Prefeitura Municipal.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Fotos: Jhonatan França

A programação conta com palestras, capacitações e mesas-redondas, abordando temas como o contexto climático piauiense, sistemas de alerta, uso de plataformas tecnológicas, educação ambiental e combate a incêndios florestais. Para o prefeito de Cristino Castro, Felipe Dias, sediar o evento é uma oportunidade estratégica. “Fizemos questão de trazer o seminário para o nosso município porque acreditamos que essa ação é essencial para a proteção da nossa população. Profissionais capacitados trazem segurança e ajudam a formar uma comunidade mais forte e prevenida”, destacou o gestor.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, também reforçou a importância do seminário diante dos desafios climáticos do segundo semestre. “Com a chegada do período mais quente, precisamos falar sobre educação ambiental, queimadas, contexto climático. Tudo isso para dar mais proteção e melhor qualidade de vida à população piauiense”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Fotos: Jhonatan França

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários