Além de ‘país do forró’, Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste, e tem demonstrado isso também no período junino. Nos primeiros 15 dias do Arraiá do Povo e da Vila do Forró, realizações do Governo de Sergipe, não foi registrada nenhuma ocorrência grave pelas forças de segurança pública. O efeito disso é a sensação de tranquilidade e segurança de quem aproveita o maior São João à beira-mar do Brasil, na Orla da Atalaia, em Aracaju.
Quem tem curtido o Arraiá do Povo despreocupado é o operador de caixa Yuri de Jesus Santana. Frequentador assíduo do evento desde a primeira edição, em 2023, ele afirmou que o evento é sua prioridade durante o ciclo junino por se sentir seguro e protegido. “Tem outras festas, mas eu prefiro esta pela presença dos policiais, do Samu, e dos bombeiros. Não tem coisa melhor que poder curtir desse jeito, sem problema nenhum”, contou ao revelar que tem acompanhado grande parte da programação do Arraiá.
A animação em ambiente seguro atrai um público diverso. A aposentada Heloísa de Souza Melo disse sempre sair de casa com a certeza de que encontrará um espaço de diversão tranquilo e com todo o suporte necessário. “Ou seja, é perfeito para toda a família. Aqui tem criança, tem pessoas da terceira idade, como eu. Já vim também outros dias, e eu fico muito à vontade. O Governo do Estado está realmente de parabéns”, avaliou.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), prisões registradas por departamentos e delegacias contribuíram para a tranquilidade dos festejos juninos em Sergipe. Na primeira quinzena de junho, Aracaju e a Região Metropolitana verificaram redução significativa nas ocorrências de furto de celulares, e só casos rotineiros foram verificados, a exemplo de perda de documentos e de celulares, bem como a combinação entre álcool e direção.
O resultado positivo do planejamento operacional para os festejos juninos tem contribuído para a dona de casa Maria Letícia acompanhar tranquilamente os shows do Arraiá do Povo. “Aqui, dá para tirar o celular e usar, porque a gente vê a presença da polícia. A segurança está excelente. Tenho vindo alguns dias, e até agora não vi nenhum caso de briga, de roubo. Em outras festas por aí, você sente essa necessidade de ter mais cuidado com o celular, mas nesta, não. Está tudo muito bem organizado”, classificou.
Vila do Forró
Os turistas que visitam o maior São João à beira-mar do Brasil também se impressionam e elogiam o trabalho de segurança realizado pelo Governo do Estado. É o caso da funcionária pública Edneide Carvalho, de Salvador, que aproveita a Vila do Forró acompanhada do marido, Rafael Rodrigues. Para ela, poder apreciar as atrações do atrativo cultural sem preocupação com a própria integridade e com seus pertences é um aspecto muito positivo do evento. “É muito tranquilo, muito diferente nesse sentido. Gosto muito do São João sergipano. Venho todos os anos nesta época maravilhosa”, relatou.
O servidor público Lucas Menezes, que levou a família para curtir a Vila do Forró, destacou a presença acentuada de agentes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. “Faz muita diferença você vir para um local como este sabendo que tem policial por todos os lugares. É impressionante. Trago meus filhos e venho com minha esposa todo ano, e a gente se sente bem à vontade, bem tranquilo”, observou.
País do Forró
O Arraiá do Povo e a Vila do Forró são uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Banese, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Energisa, Aperipê TV, Netiz, TV Atalaia, Prefeitura de Aracaju, FM Sergipe e TV Sergipe; e com o patrocínio da Eneva, Iguá Saneamento, Maratá, GBarbosa, Sergas, Deso, Pisolar, Celi Engenharia, Rede Primavera Saúde, SEGV e Indra.