Terça, 22 de Julho de 2025
12°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Procon de Cruzeiro do Sul realiza operação contra comercialização de linhas cortantes

A Divisão Regional do Procon/AC no Vale do Juruá, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), realiza de segunda-feira, 16, até qu...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Acre
18/06/2025 às 17h10
Procon de Cruzeiro do Sul realiza operação contra comercialização de linhas cortantes
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Divisão Regional do Procon/AC no Vale do Juruá, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), realiza de segunda-feira, 16, até quarta-feira, 18, uma operação de fiscalização, orientação e prevenção em comércios de Cruzeiro do Sul, contra a venda de linhas cortantes, proibidas por lei devido aos riscos que trazem à segurança da população.

Ação visa coibir a venda de linhas cortantes. Foto: cedida
Ação visa coibir a venda de linhas cortantes. Foto: cedida

A ação tem como objetivo orientar e informar o comércio da região sobre a Lei Estadual nº 4.180/2003, que proíbe o uso de linhas cortantes, como o cerol, feitas de vidro moído, além da importação de linhas cortantes industrializadas ou de outros produtos com efeito cortante, como linha chilena e linha indonésia, utilizadas para soltar pipas.

O coordenador da Divisão Regional do Procon no Vale do Juruá, O coordenador da Divisão Regional do Procon no Vale do Juruá, Vasco de Souza, destaca que a iniciativa visa, além de educar, prevenir riscos à população, uma vez que os produtos representam perigo grave à segurança. Por isso, é fundamental que esses itens sejam retirados de toda a cadeia de consumo no estado.

Ação foi realizada em parceria com a Polícia Militar. Foto: cedida
Ação foi realizada em parceria com a Polícia Militar. Foto: cedida

“Nosso objetivo não é apenas punir, mas orientar os comerciantes e a população sobre os riscos dessas linhas cortantes, que podem causar acidentes graves e até mesmo fatais. Estamos agindo de forma preventiva, mas também firmes no cumprimento da lei”, enfatizou.

As linhas cortantes na soltura de pipas podem causar ferimentos se tocarem a pele, especialmente se forem feitas de materiais afiados ou com fios de vidro. Além disso, essas linhas podem enroscar-se em fios de energia elétrica, causando acidentes graves. O recomendável sempre na brincadeira é a utilização de linhas seguras e estar atento quanto aos riscos.

The post Procon de Cruzeiro do Sul realiza operação contra comercialização de linhas cortantes appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários