Quinta, 24 de Julho de 2025
13°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Município articula ações conjuntas pela proteção da pessoa idosa

Secretária Sandra Reis se reúne com juiz Evandro Pelarin para fortalecer rede de apoio e prevenir casos de violência

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
17/06/2025 às 18h40
Município articula ações conjuntas pela proteção da pessoa idosa
Juiz Evandro Pelarin e secretária Sandra Reis (Foto: Divulgação/Semas)

Em uma agenda voltada ao fortalecimento das políticas públicas para a pessoa idosa, a secretária de Assistência Social de São José do Rio Preto, Sandra Reis, se reuniu no início da tarde desta segunda-feira (16) com o juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância, Juventude e de Defesa do Idoso. O encontro, realizado no gabinete do magistrado, no Fórum, teve como objetivo alinhar estratégias entre o Executivo e o Judiciário para a proteção de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

A reunião marca a expansão da parceria entre Executivo e Judiciário com foco em ações preventivas, antes mesmo da judicialização de casos. “Meu principal objetivo é mostrar para o Judiciário que nós estamos aqui dispostos a colaborar e resolver as situações de violência e vulnerabilidade antes mesmo que sejam judicializadas. A prioridade é o atendimento adequado à população idosa”, afirmou Sandra.

Na ocasião, a secretária apresentou ao magistrado o panorama dos serviços municipais voltados ao atendimento da população idosa, incluindo os desafios sociais e orçamentários enfrentados pela pasta. Também foi compartilhado o cronograma de atividades do Junho Violeta, campanha que marca o mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

Junho Violeta

A campanha Junho Violeta foi instituída para alertar e mobilizar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa. O dia 15 de junho é reconhecido pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e durante todo o mês são promovidas ações educativas, debates, formações e eventos públicos voltados à sensibilização e ao fortalecimento da rede de apoio.

Em Rio Preto, a mobilização envolve a Secretaria de Assistência Social, entidades parceiras, conselhos de direitos e agora conta com a colaboração direta do Judiciário local, reforçando o compromisso de uma cidade mais justa, acolhedora e respeitosa com seus idosos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários