Domingo, 20 de Julho de 2025
11°C 27°C
Brasília, DF
Publicidade

Em São Julião, estudantes da rede estadual criam jogos educativos para transformar o ensino de Ciências da Natureza

Estudantes da 2ª série do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, desenvolveram jogos didá...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Piauí
12/06/2025 às 20h40
Em São Julião, estudantes da rede estadual criam jogos educativos para transformar o ensino de Ciências da Natureza
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Estudantes da 2ª série do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, desenvolveram jogos didáticos para facilitar o ensino de Ciências da Natureza. Eles integram os cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Marketing Digital.

A proposta surgiu por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), que incentiva a pesquisa e novas formas de aprender, apostando em métodos alternativos e práticos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os jogos foram criados com materiais recicláveis, que ajudaram os alunos a entender melhor os conteúdos de Química, Física e Biologia. “Além de estimular o raciocínio, eles despertam o interesse pela ciência de forma prática e criativa, promovendo um aprendizado mais interativo e sustentável”, explica a professora Maria Jaqueline Sousa, coordenadora do projeto.

A estudante Wellyda Bezerra conta que a experiência trouxe um novo olhar para o processo de aprendizagem. “Aprendi a pesquisar, questionar, trabalhar em equipe e aplicar na prática o que vejo na teoria”, destaca.

Para o estudante Francisco Elvis, o projeto tornou o estudo mais leve e natural. “A gente aprende se divertindo. Quando tudo vira prática, fica mais fácil entender o conteúdo”, comenta.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que o programa incentiva os estudantes a liderarem seus próprios projetos e estimula a pensar de forma criativa. “É um investimento que desperta o espírito científico e estimula a inovação. Esses estudantes já estão criando soluções que fazem a diferença nas comunidades onde vivem. Estamos orgulhosos dos resultados e vamos seguir apoiando cada passo dessa caminhada”, afirma.

Com iniciativas como essa, a Seduc reforça seu compromisso em transformar a educação por meio de métodos inovadores, que valorizam o saber, a criatividade e o envolvimento dos estudantes em todos os níveis de aprendizagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários