Belém vai focar ações no chamadoturismo de experiências, no qual visitantes vivenciam o ambientehistórico, ancestralidade, gastronomia e cultura popular.O modelo centraliza os objetivos principais doPlano de Ação da Governança do Turismo para Região Metropolitana de Belém, que está com a primeira etapa já em andamento, de forma integrada como outras cinco cidades da Região Metropolitana.
O turismo de experiências foi um dos temas do II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, promovido pela Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).
O Congresso, aberto na manhã desta quarta-feira (11), no Parque da Residência, conta com participação de 104 jornalistas e criadores de conteúdos especializados em turismo do Brasil e do exterior. O superintendente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belém (Semcult), Auiá Reis, destacou a importância do evento, pois, reuniu os representantes dos governos federal, estadual e municipal que estão empenhados em trabalhar as ações de forma conjunta nos preparativos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-3), que será realizada em Belém, em novembro deste ano.
“Estamos falando de organização e construção de infraestrutura para COP-30 e após a conferência como também da organização do trade turístico centralizado na experiência, agregando vivências históricas, de gastronomia, de cultura popular, elementos que vão além da visitação a museus ou consumir uma iguaria regional, que são atrações muito presentes em Belém. Por isso, a Prefeitura de Belém, por meio da Semcult, sente-se muito honrada em participar desse congresso e deixar aqui nossa mensagem de otimismo e de apresentação da nossa cidade”, disse o superintendente.
O turismo de experiência também é comum em Minas Gerais. De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Cultura daquele Estado, Pedro Blanc, paraenses e mineiros têm muitas afinidades, entre as quais, a gastronomia. Ele destacou os queijos e vinhos e também as novas rotas turísticas que se destacaram durante o período do carnaval de Minas Gerais. Blanc disse, ainda, que Belém é uma “paixão à primeira vista”. “Eu já experimentei bastante a culinária baseada no pescado e os sucos das frutas regionais, tudo de excelente qualidade”, destacou o congressista mineiro.
De acordo com a programação do evento, os jornalistas presentes em Belém, vão participar do chamado turismo de experiências, a partir dosroteiros de visitas técnicas no Parque da Cidade, local que concentrará as atividades da COP-30, Parque do Utinga, Basílica de Nazaré, Museu do Círio e Theatro da Paz, entre outros. Na parte insular da capital paraense, os grupos passarão pelailha do Combu, na próxima sexta-feira (13); e distrito de Mosqueiro, no domingo (15). Em todos os locais, os congressistas conhecerão a história local e passarão porvivências de gastronomia e sustentabilidade.
O II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo é uma realização da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur) com apoio do Ministério do Turismo, Governo do Pará e Prefeitura de Belém, além de patrocinadores e convidados especiais. O encontro se destaca pelo legado, uma vez que a sede do evento será destaque nos conteúdos gerados pelos jornalistas do turismo, um segmento que acena com grande positividade. De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OMT), 30% dos empregos gerados no mundo estarão relacionados ao turismo.
OPlano de Ação da Governança do Turismo para Região Metropolitana, elaborado em parceria técnica da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult), com o Governo do Estado e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), é um gigantescobanco de dadoscom informações sobrepontos turísticos, agências de viagens e mobilidade urbana, itens fundamentais que circundam as atividades do setor.
A ideia é mostrar, além das belezas naturais, arede de prestação de serviçosque os visitantes devem buscar nas plataformas digitais antes, durante e após a COP-30. A secretária municipal de Cultura e Turismo Cilene Sabino, recebeu o documento das mãos da diretora técnica do Sebrae, Maria Domingas Ribeiro, durante ação na sede do Sebrae.
Os representantes dos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Barbara do Pará, que compõem parte da Região Metropolitana de Belém, também receberam o documento. O plano deverá ser desenvolvido em curto e médio prazos, visandoelevar o nível do turismo paraensecom políticas públicas de qualidade e conhecimento técnico.
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Belém, Cilene Sabino, destacou que a pasta turística é uma das maiores do Brasil, considerando os números positivos de atividades, como facilitação de acesso a créditos aos pequenos negócios, viagens e a representação paraense do ministro Celso Sabino à frente do Ministério do Turismo e do Conselho Executivo da ONU Turismo.
Levantamento de dados
Para a construção do plano, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do Departamento de Turismo, realizoumapeamento com visitas técnicasem ambientes turísticos deBelém e região das ilhas. Os pontos visitados foram: Aeroporto Internacional de Belém, Terminal Hidroviário, Terminal Rodoviário, Terminal Hidroviário Rui Barata (travessia do Combu), Parque da Cidade, Estação das Docas, Solar da Beira (Ver-o-Peso), Basílica de Nazaré, Mangal das Garças, Complexo Feliz Lusitânia, Parque do Utinga, Bosque Rodrigues Alves, Mercado de São Brás e Portal da Amazônia.
O trabalho foi coordenado pelo diretor do departamento, Thierry Morais. Na ilha de Mosqueiro, a equipe visitou as praias do Paraíso, Marahu, Chapéu Virado, Farol, Murubira, Baía do Sol, hotel Farol, Praça da Matriz, Terminal Hidroviário de Mosqueiro e Parque Ambiental. Na ilha de Caratateua, popularmente conhecida como Outeiro, foram visitas as praias do Amor, Grande, Brasília, Água Boa e dos Artistas.
Todo material coletado será base à construção de conteúdo para mídias digitais e outros meios de comunicação. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, destinouR$ 100 mil para os municípios desenvolverem as ações de publicidade de seus atrativos turísticos.
A diretora técnica do Sebrae, Maria Domingas Ribeiro, festejou o resultado do trabalho. Para ela, ninguém faz nada sozinho e a parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi muito importante para elaboração da primeira etapa do plano da governança turística para Região Metropolitana de Belém.
“Comemoramos o fortalecimento de um trabalho conjunto e muito importante para o desenvolvimento do turismo, queremos apresentar o melhor ao turista que chegar seja pelo aeroporto ou rodoviária, ele vai ter esse banco de informações disponível e, isso, só foi possível graças ao trabalho e colaboração da Prefeitura de Belém”, disse a diretora. O próximo passo do plano de ação da governança turística é a divulgação dos atrativos turísticos, visando a COP-30.