Sábado, 19 de Julho de 2025
11°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Na capital, Sorriso busca soluções para garantir celeridade no atendimento da saúde

Buscar soluções para a saúde. Foi com esse objetivo que o vice-prefeito de Sorriso, Acácio Ambrosini, o secretário de Saúde, Vanio Jordani e os ver...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
06/06/2025 às 15h50
Na capital, Sorriso busca soluções para garantir celeridade no atendimento da saúde
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Buscar soluções para a saúde. Foi com esse objetivo que o vice-prefeito de Sorriso, Acácio Ambrosini, o secretário de Saúde, Vanio Jordani e os vereadores Toco Baggio, Jane Dellalibera e Darci Gonçalves, participaram ontem, 05 de junho, de uma reunião com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde. “Buscamos alinhamento com o Estado, pois Sorriso enfrenta desafios significativos na gestão da demanda por atendimentos de urgência e emergência, especialmente na UPA Sara Akemi Ichicava”, pontua Acácio.

O gestor da pasta da Saúde sorrisense, Vanio Jordani, frisa que a UPA Sara Akemi Ichicava já chegou a registrar até 525 atendimentos em 24 horas. “Hoje enfrentamos ausência de leitos de retaguarda e o limite na oferta de serviços de especialidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) agrava a situação, resultando em sobrecarga da UPA e encaminhamentos frequentes para outros municípios”, diz Jordani.

Na conversa com o Estado, o Município buscou ações que possam reduzir o tempo de permanência de pacientes que aguardam transferência na UPA; diminuir a taxa de encaminhamentos para outros municípios e estabelecer parceria contratual com o Hospital e Maternidade 13 de Maio, da rede particular do Município.

Jordani lembrou que a UPA de Sorriso foi inaugurada em 2016 e projetada para atender entre 50 a 150 pacientes por dia. No entanto, a demanda atual supera essa capacidade, evidenciando a necessidade de expansão dos serviços.

Hoje, conforme o relatório da Saúde, o ideal é estabelecer dez leitos de enfermaria de retaguarda na UPA para internações clínica e cirúrgica de média complexidade de curta duração. “Essas ações auxiliaram de maneira decisiva no dia a dia da saúde de Sorriso e por isso conversamos com o Estado e buscamos ajuda”, pontua Acácio. A reunião contou com a presença de demais autoridades regionais e estaduais.

  • Texto: Claudia Lazarotto

    Fotos: Divulgação

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários