O Núcleo de Atendimento Especializado a Alunos com Transtorno do Espectro Autista (Naetea) realizou nesta quarta-feira, 4, uma formação voltada aos profissionais dos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) da Nova Marabá. Com o tema “Compreender para acolher: Manejo de crises em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente escolar”, o evento reuniu cerca de 150 participantes no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira.
A iniciativa teve como público-alvo professores, mediadores, cuidadores e estagiários que atuam diretamente na Educação Infantil. Segundo Núcia Rodrigues, coordenadora do Naetea, a ação integra um esforço contínuo do núcleo e do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para fortalecer a educação inclusiva no município.
“Todos somos responsáveis por uma educação inclusiva e igualitária. Por isso, promovemos formações específicas, que possibilitam aos profissionais o preparo necessário para acolher e manejar situações de crise envolvendo crianças com transtornos do neurodesenvolvimento”, destaca Núcia. Ela lembra ainda que a formação atende profissionais de aproximadamente 10 Núcleos de Educação Infantil da Nova Marabá.
A formação foi conduzida pela psicóloga Brenda Xavier, mestre em Educação e terapeuta com atuação especializada na área. Ela apresentou procedimentos de acolhimento e manejo de crises, utilizando como base a Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
“Nosso objetivo foi ensinar aos profissionais estratégias de prevenção, para que consigam estabilizar a criança antes que ela engaje em uma crise dentro da sala de aula. Esse conhecimento é fundamental para garantir que a criança se sinta engajada, relaxada e feliz, e, assim, consiga absorver melhor o conteúdo escolar”, explicou Brenda. Ela ressaltou que a prática com crianças atípicas exige empatia, sensibilidade e reciprocidade, pilares essenciais da abordagem adotada.
Atendimento contínuo aos núcleos
Thais Mendes, coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Semed, enfatizou que essa formação é parte de um cronograma de capacitações por núcleo.
“No mês passado, realizamos a formação com os profissionais da Velha Marabá. Agora foi a vez dos NEI da Nova Marabá. No próximo semestre, estenderemos a ação para a Cidade Nova, além de outros núcleos como São Félix e Morada Nova”, informa.
Thais destaca ainda a relevância da participação de diferentes profissionais da rede municipal de ensino. “Além dos professores do ensino comum, também participaram profissionais da sala de recursos, mediadores, cuidadores e estagiários. Todos precisam estar preparados para acolher e lidar com essas situações no ambiente escolar.”
Para Débora Francisco, professora da sala de recursos da Escola Terezinha de Souza Ramos, a formação foi essencial para aprimorar o trabalho com os alunos.
“A palestra foi muito bem-vinda, pois, atualmente, há uma demanda crescente de crianças atípicas nas escolas. Esse tipo de capacitação contribui para que nossa intervenção seja mais assertiva, favorecendo a aprendizagem dessas crianças”, avalia.
Débora atua em uma unidade que atende cerca de 30 alunos dentro do espectro autista e com outras especificidades. “Parabenizo a equipe do Naetea por essa iniciativa e espero que tenhamos mais formações como essa”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Lúcio Silva
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