THAP Notícias | Atualize-se
Educação Educação
Sensações Turismo na Home
Governo do Estado anuncia mudança no cronograma do Programa Universidade Gratuita
Ajustes trazem mais previsibilidade: etapas serão antecipadas e estudantes poderão testar índice de carência antes da inscrição– Foto: Marco Favero...
02/06/2025 17h40
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom SC

Ajustes trazem mais previsibilidade: etapas serão antecipadas e estudantes poderão testar índice de carência antes da inscrição– Foto: Marco Favero / Arquivo / SECOM

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), anuncia uma importante mudança no cronograma do Programa Universidade Gratuita (UG) nesta segunda-feira, 2. Já a partir do segundo semestre de 2025, todas as etapas de inscrição, renovação e contratação serão antecipadas. A decisão foi tomada após diálogo com representantes das instituições universitárias e dos acadêmicos.

Com a nova medida, o Governo do Estado reafirma o compromisso com o fortalecimento da educação superior catarinense e com cada estudante que deposita a confiança no Programa Universidade Gratuita, uma das maiores políticas públicas já implementadas em Santa Catarina. A alteração visa garantir que, no momento da matrícula, o aluno já conheça sua situação no Programa, proporcionando mais previsibilidade, segurança e tranquilidade para planejar seus estudos.

“O UG é uma iniciativa do Governo do Estado, construída de forma participativa, a partir de um amplo debate na Assembleia Legislativa, com o envolvimento das Instituições Comunitárias de Ensino Superior e da sociedade catarinense. Como toda política pública de grande escala, sua implantação é gradativa e requer ajustes e aperfeiçoamentos ao longo do tempo. A consolidação completa está prevista para o primeiro semestre de 2027”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Evolução do cronograma

Simulação do índice de carência é nova funcionalidade

Além disso, outra novidade é que os estudantes poderão testar o seu índice de carência antes de efetuar a inscrição no programa, o que permitirá mais conhecimento e transparência sobre sua condição.

O Governo de Santa Catarina segue comprometido com o aprimoramento da gestão do Programa Universidade Gratuita e segue fielmente o que determina a Lei Complementar nº 831/2023, atualizada pelas LC nº 853/2024 e nº 866/2025, que orienta a implantação gradativa e sustentável do Programa.

Universidades darão suporte a estudantes com dificuldades

Em comum acordo com as instituições universitárias, a SED orienta que os estudantes classificados com índice de carência e que estiverem enfrentando dificuldades entrem em contato com suas respectivas universidades. Os reitores estarão à disposição para realizar os encaminhamentos adequados a cada situação.

“Manteremos o diálogo aberto e permanente com instituições, estudantes e toda a sociedade catarinense, por entendermos que uma educação superior mais acessível, inclusiva e de qualidade se constrói de forma clara e colaborativa”, pontua a secretária.