Segunda, 14 de Julho de 2025
13°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Planejamento ambiental pauta reunião do Conselho Gestor da APA Triunfo do Xingu

Durante a reunião, foi apresentada a proposta de atividades para o segundo semestre de 2025, incluindo ações voltadas à fiscalização ambiental, edu...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Pará
30/05/2025 às 18h40
Planejamento ambiental pauta reunião do Conselho Gestor da APA Triunfo do Xingu
Foto: DGMUC/IDEFLOR-Bio

Representantes de diversas instituições públicas e da sociedade civil organizada se reuniram em São Félix do Xingu, no sudeste paraense, para a Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. O encontro ocorreu no Complexo de Atendimento ao Produtor Rural e teve como pauta principal o planejamento das ações que serão executadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) na Unidade de Conservação (UC).

Durante a reunião, foi apresentada a proposta de atividades para o segundo semestre de 2025, incluindo ações voltadas ao monitoramento ambiental, educação ambiental, regularização fundiária e fomento à produção sustentável. Os conselheiros também discutiram estratégias para ampliar a integração entre os diversos órgãos e fortalecer a participação comunitária na gestão da APA.

O encontro contou com a presença de representantes de órgãos públicos como o Ideflor-Bio, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), além de secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura de São Félix do Xingu e Altamira. Pela sociedade civil, participaram entidades Cacuxi, Sindicato dos Produtores Rurais, Agricatu, Camppax, Adapax, Comissão Pastoral da Terra e Xinguri.

Valorização -“O fortalecimento da governança participativa é essencial para garantir a efetividade das ações dentro da APA Triunfo do Xingu. Estamos construindo com os conselheiros um plano que respeita as vocações da região, valoriza as comunidades locais e protege os recursos naturais”, afirmou o gerente da Região Administrativa do Xingu do Ideflor-Bio, Marco Aurélio Oliveira.

O diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Ellivelton Carvalho, destacou o papel do Conselho Gestor na consolidação das políticas públicas ambientais. “A atuação conjunta dos diversos segmentos representados no conselho é decisiva para que possamos avançar na conservação da biodiversidade, na inclusão produtiva e na promoção do desenvolvimento sustentável na região”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários