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DER-PB coordena transporte do segundo transformador para Usina eólica em Nova Palmeira, a partir desta segunda

A partir das 7h, desta segunda-feira (26), o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), através da Gerência Executiva de Transportes,...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Paraíba
25/05/2025 às 09h20
DER-PB coordena transporte do segundo transformador para Usina eólica em Nova Palmeira, a partir desta segunda
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A partir das 7h, desta segunda-feira (26), o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), através da Gerência Executiva de Transportes, vai dar apoio à escolta do segundo transformador de energia eólica, pela rodovia Estadual PB-177, desde o município de Soledade até o Complexo Eólico Serra da Palmeira, localizado no município de Nova Palmeira. A previsão é que a logística seja concluída na terça-feira (27).

A operação de apoio ao transporte do transformador, também, vai envolver diversos órgãos ligados ao trânsito, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Soledade.

O transformador é idêntico ao primeiro e causará alterações pontuais no trânsito, com possíveis trechos de lentidão e até interdições temporárias em alguns pontos da PB-177. Para essa logística, o transporte seguirá com uma velocidade máxima de 20 km por hora. A recomendação por parte de todos os órgãos envolvidos é que os usuários busquem rotas alternativas para evitar a região durante a operação, a fim de prevenir as possíveis paralisações e congestionamentos de trânsito durante a sua viagem, contribuindo assim para a segurança e o sucesso da operação.

O gerente de Transportes do DER-PB, Fleming Cabral enfatiza que por se tratar de uma rodovia estadual, o DER é o responsável por essa organização do transporte, contando com a parceria e expertise de outras instituições para a segurança e fluidez do tráfego.

Theo Morais, gerente de Transportes da empresa Saraiva, responsável por todo o projeto de Engenharia de Trânsito da ação, disse que o percurso tem 42 km e a prancha, adaptada à rodovia estadual, tem 54 metros de comprimento, com 220 pneus e mais de 600 toneladas de peso.

“A logística é bem simples. Já fizemos todos os estudos de um projeto de Engenharia de Trânsito há seis meses, para que tudo seja feito com muita segurança. Para essa logística, além de todo o apoio dos órgãos envolvidos, a Saraiva disponibilizará quatro carros de escolta, com um coordenador de liderança de escolta, além de um caminhão borracharia e mecânica”, acrescentou Theo Morais.

O DER-PB trabalhou também na escolta do primeiro transformador, em maio deste ano, juntamente com a Saraiva Equipamentos, empresa responsável e que disponibilizará quatro carros de escolta, com um coordenador de liderança de escolta, além de um caminhão borracharia e mecânica.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
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