THAP Notícias | Atualize-se
Cidades CIDADE ARBORIZADA
Sensações Turismo na Home
Belém: maior plano de arborização é anunciado durante entrega de canal
Um dos bairros mais populosos de Belém, com mais de 61 mil moradores, aTerra Firmeganhou um presente na manhã deste domingo, 18. O Governo do Estad...
18/05/2025 16h50
Por: Thapio Nunes Fonte: Agência Belém

Um dos bairros mais populosos de Belém, com mais de 61 mil moradores, aTerra Firmeganhou um presente na manhã deste domingo, 18. O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Belém,  entregou o canal Cipriano Santos. Cerca de80 mil famílias serão diretamente contempladascom a obra, que contou com a força de mais de200 trabalhadores.

Em meio à entrega do canal, foi anunciada umaparceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Social ( BNDES), Governo do Estado e Prefeitura de Belém, para omaior plano de arborização urbana de uma capital no Brasil

“Apesar de ser no meio da floresta, Belém ainda tem a necessidade de ser mais arborizada. Inclusive para reduzir a temperatura. Por meio desse projeto, nós iremos fazer um grande mutirão para plantar árvores em todos os bairros e comunidades”, disse o governador Helder Barbalho.

Bacia do Tucunduba

O projeto do canal Cipriano Santos  fazparte das obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que vãobeneficiar mais de 300 mil pessoasem Belém. O canal Cipriano Santos é um dos10 canais secundários que compõem a Bacia. Juntos, eles estão localizados nos bairros doGuamá, Terra Firme, Canudos e Marco.

Além dos 1.114,00 metros de retificação de canal, foram feitos:

O prefeito Igor Normando destacou a importância da obra, e da parceria com o Governo do Estado. “Hoje, estamos entregando mais uma obra de macrodrenagem em meio a tantas outras. Tenho orgulho de dizer que faço parte de um governo que vai entregar omaior pacote de macrodrenagem da história da nossa cidade”, pontuou o prefeito.

Nova realidade 

A população do bairro da Terra Firme comemorou a entrega do canal Cipriano Santos. “Saímos das enchentes para uma nova realidade. Nossas casas viviam alagadas pelas chuvas. Agora, será tudo diferente”, disse o servente de pedreiro Luciano Costa, 40 anos.

Morador do bairro da Terra Firme, o servente de pedreiro Luciano Costa comemorou o fim dos alagamentos com a entrega do canal Cipriano Santos. - Crédito: SYANNE NENO / SECOM

“Para nós, mototaxistas, as obras trouxeram vantagens com um trânsito mais fluido e  melhor acesso aos passageiros”, disse Lourdes Lopes, 42 anos.

A mototaxista Lourdes Lopes é mais uma moradora da Terra Firme que comemorou a entrega do canal Cipriano Santos. - Crédito: SYANNE NENO / SECOM

Aprontando a casa para a COP-30

As obras no canal Cipriano Santos fazem parte das ações do Governo do Pará em preparação à COP- 30, que será realizada em novembro deste ano na capital paraense.Elas envolvem uma série de obras de saneamento em 13 canais das bacias do Tucunduba, Murucutu, Una e Tamandaré, quebeneficiam mais de meio milhão de moradoresde Belém, ao todo.

Além do canal Cipriano Santos, entre os canais que estão em andamento na cidade, destacam-se:Bengui, Marambaia, Mártir, Murutucu, Doca, Tamandaré, Vileta, União, Leal Martins, Gentil, Caraparu, Sapucajuba e Lago Verde. Os canais doTucunduba, Mundurucus e Timbó já foram entregues.

Presente à entrega do canal Cipriano Santos, a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, ressaltou o significado da obra de preparação à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. “Vamos fazer a COP das COPs, e acho que vai ser pra turista ver e gostar, sim! Estamos fazendo obras estruturais, para que os turistas possam ver as transformações em nossas baixadas. É isso que a COP exige e merece”, destacou Tereza.