Com animação e positivismo, o Boi-Bumbá Flor do Campo se prepara desde o início do ano para as apresentações no 38º Festejo Junino de Marabá, que acontecerá em junho. O grupo, que já tem 35 anos de existência e 15 títulos conquistados, tem se preparado intensamente no centro esportivo da Usina da Paz, no Jardim União, com quatro ensaios de duas horas por semana.
O fundador do grupo, José Rodrigues, também conhecido como Mestre Zé do Boi, puxa os ensaios com as músicas do repertório da apresentação, que este ano tem como tema As belezas da Amazônia. “Nós estamos aí para fazer uma festa bonita esse ano, estamos levando um tema, esperamos que agrade o pessoal. Estamos prevenidos para trabalhar”, frisa.
José ainda conta que na apresentação, 70 integrantes estarão vestidos de variados personagens da cultura amazônica e entre eles estão o da Cunhã-Poranga, sinhá moça, mãe natureza, Mãe Catarina, Pai Francisco, vaqueiro, boi-bumbá e burrinha.
“As expectativas são grandes. A gente trabalha muito quando chega nessa época, sabe?! A gente fica quase louco, chega de madrugada, acorda, não tem mais vontade de dormir, pensando no boi. Espero que agrade o nosso povo, isso é muito importante para nós. Quando a gente recebe parabéns de qualquer pessoa que está nos assistindo. A apresentação está boa, está bonita”, promete.
O integrante mais antigo da agremiação é o auxiliar de serviços gerais Antônio de Souza, que já tem 22 anos de história no boi-bumbá e ainda se encanta a cada nova apresentação. “Para mim é uma brincadeira muito alegre, que é onde eu me divirto e onde eu me sinto bem, que me ajudou a sair de algumas situações do mundo. Se você levar com respeito, é uma brincadeira que você se sente bem”, argumenta.
Antônio já participava de outro grupo de dança chamado Nova Geração e quando conheceu o boi-bumbá Flor do Campo e foi convidado a participar não quis mais sair. “O outro era um grupo de meninas, mas eu não dançava, só participava do grupo. Aí a gente pegou e ingressou para esse grupo Flor do Campo e de lá pra cá, até hoje. Esse ano aqui nas apresentações, nós estamos com um tema bem bacana e a gente está esperando trazer a vitória de lá. Sei que não é só nós que estamos nesse objetivo, mas a gente espera ir em busca da vitória”, enfatiza.
Um dos destaques esse ano é a vendedora Júlia Gouveia Santos, que será a porta-estandarte. Ela já dançava no grupo, mas esse ano ganhou um papel importante. Ela conta que entrou na equipe em 2023 e desde então não a deixou. “Eu não tinha muito conhecimento sobre o boi Bumbá em 2023. E desde então eu nunca saí, porque eu me apaixonei pela cultura, pela dança, pela arte e pelo figurino com arte maravilhoso. Eu amo estar dançando no boi bumbá”, revela.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes
Confira outras fotos do ensaio:
The post 38º Festejo Junino: Boi-bumbá Flor do Campo levará tema sobre a Amazônia para a arena appeared first on Prefeitura de Marabá .