Com a crescente demanda por alimentos, tanto na indústria quanto nos serviços de alimentação, a qualidade e a padronização se tornaram elementos essenciais no cotidiano das empresas. Nesse contexto, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) está promovendo uma capacitação voltada para médicos veterinários e profissionais envolvidos na fiscalização e no controle agropecuário, com foco nos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações estratégicas do Idaf voltadas à modernização da gestão e à capacitação técnica contínua de seus servidores e dos profissionais da indústria de produtos de origem animal. A ação está alinhada com as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com os padrões do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
Durante dois dias, os participantes terão a oportunidade de compreender a importância dos POPs no contexto da inspeção sanitária, além de aprender a elaborar e atualizar esses documentos, sempre com foco na melhoria contínua dos processos industriais, nas boas práticas de fabricação, na higiene operacional e dos funcionários, no controle de pragas, entre outros aspectos essenciais.
Entre essas tarefas estão também o controle do armazenamento e transporte de materiais, a fiscalização de produtos agropecuários e a monitorização de doenças em rebanhos, sempre em conformidade com as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A aplicação dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) é essencial para o controle das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), pois contribui significativamente para a redução dos riscos de contaminações biológicas, químicas e físicas.
A contaminação das mãos, o uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), falhas na higienização de utensílios e ambientes, além de práticas incorretas de higiene e técnicas inadequadas durante a preparação dos alimentos, têm sido apontadas como as principais causas dos surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs).
Para a médica veterinária do município de Acrelândia, Mirian Silva, a finalidade dos treinamentos sobre POPs é garantir a qualidade e a segurança dos alimentos.
“Cada vez mais, gosto de participar de treinamentos que contribuem para a minha carreira profissional, principalmente na minha área, que lida com animais de grande porte. Entendo que, para atuar de forma eficiente, é fundamental me capacitar e garantir o cumprimento das regulamentações vigentes”, destaca.
The post Capacitação em Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) potencializa qualidade e eficiência nas ações agropecuárias no Acre appeared first on Noticias do Acre .