A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) esteve presente no 1º Encontro Nacional do PAA Indígena, realizado nesta semana, em Brasília. O evento discutiu a ampliação do programa, que já destinou mais de R$ 60 milhões para a compra de alimentos de produtores indígenas desde 2023. Representando a SAF estiveram o secretário da SAF, Bira do Pindaré, e a coordenadora estadual do PAA, Ana Cleide Barros.
O Encontro foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), e reuniu representantes de 18 estados, como gestores estaduais, lideranças indígenas de diversas etnias e representantes de órgãos parceiros para um diálogo sobre os avanços e os desafios do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) relacionados à promoção da segurança alimentar e à geração de renda para os indígenas.
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, afirmou sobre a importância do evento em discutir o PAA Indígena tão importante para a soberania alimentar. "O PAA é um programa muito importante para a agricultura familiar do nosso estado, é uma renda garantida aos agricultores e, principalmente, aos agricultores indígenas. O PAA Indígena valoriza a produção dos povos originários, respeitando seus saberes e garantindo o acesso à renda e segurança alimentar,” disse.
“É possível multiplicar ainda mais este plano e pensarmos também no mercado de exportação. Esse é o desafio. Sei da importância deste encontro hoje para aperfeiçoar e superar os desafios que temos e ajudar ainda mais a população indígena”, frisou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Ao final do evento, foi elaborado um relatório contendo diretrizes e recomendações estratégicas para aprimorar e ampliar o acesso dos povos indígenas ao programa.