A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, realizou, neste sábado (10), o Dia D de mobilização e intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). A ação no município disponibilizou 62 pontos de imunização com o objetivo de proteger a população A ação foi para aumentar a proteção antes da chegada do inverno, quando as doenças respiratórias tendem a ter aumento no número de casos. A imunização é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza.
“Esta campanha é importante para motivar as pessoas a se vacinarem para evitar complicações do vírus da influenza, que pode até levar aos casos de internação, principalmente em grupos de risco. A melhor forma de evitar doenças sempre foi a prevenção com vacinas”, enfatizou o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, que acompanhou a vacinação na Policlínica do Shopping Nova Iguaçu e no Ônibus da Saúde, estacionado na Praça Rui Barbosa.
“Eu ficava constantemente gripado, pois tinha dificuldade em me vacinar. Me conscientizei que a imunização é importante, pois a gripe é coisa séria, não é brincadeira. Já vi gente ser internada por causa da gripe e a saúde se agravar. É melhor ficar seguro e com a imunidade alta e saudável”, garantiu o morador do bairro da Luz.
O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para este Dia D incluiu crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, puérperas, povos indígenas e quilombolas, professores do ensino básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas, quadro das comorbidades, trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação e trabalhadores dos Correios.