Quinta, 15 de Maio de 2025
15°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo participa de assembleia do Consórcio do Transporte Público com prefeituras da Região Metropolitana

Na reunião, foi encaminhada a instituição de um Grupo de Trabalho, composto por procuradores ou representantes dos consorciados, tema já definido e...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Sergipe
09/05/2025 às 22h10
Governo participa de assembleia do Consórcio do Transporte Público com prefeituras da Região Metropolitana
Governo de Sergipe participa de assembleia do Consórcio do Transporte Público da região metropolitana // Fotos: Ascom/ Seplan

O Governo de Sergipe, representado pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), participou, nesta sexta-feira, 9, da Assembleia Ordinária do Consórcio de Transporte Público Metropolitano (CTM), realizada na Prefeitura de Aracaju. Esta, que é a quarta assembleia deste ano de 2025, tinha como objetivo a análise e deliberação a respeito da Decisão do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e o pedido formulado pelo Ministério Público do Estado de Sergipe, tema que foi retirado de pauta e que deverá compor a Ordem do Dia da próxima reunião, em junho. 

Na reunião, foi encaminhada a instituição de um Grupo de Trabalho, composto por procuradores ou representantes dos consorciados, já definido em sessão anterior, para a assistência técnico-jurídica e o acompanhamento das deliberações dos entes, seja com relação às questões que envolvem a licitação, ao regimento do Consórcio e aos novos estudos técnicos, com primeira reunião prevista para 16 de maio. Também foi anunciada a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), órgão vinculado à Universidade de São Paulo (USP), com recursos da Prefeitura de Aracaju, para a realização de estudos técnicos  que subsidiem o debate acerca do modelo de licitação do transporte coletivo. Durante a assembleia, também foi apresentado informe sucinto acerca das despesas operacionais do Consórcio. 

“Estas assembleias gerais são fundamentais para que se construam consensos progressivos em torno dos encaminhamentos que envolvem o transporte metropolitano, e essa tem sido a postura de todos os cinco entes. A opinião do Estado tem sido a de garantir que tenhamos a máxima segurança técnica e jurídica para qualquer decisão que venha a ser tomada, e a posição do governador Fábio Mitidieri, já manifestada publicamente, é no sentido de acompanhar aquilo que a maioria, no caso, as quatro prefeituras que compõem a região metropolitana, entende”, ressalta o secretário da Seplan, que representa o Governo do Estado no CTM, Julio Filgueira. 

O Consórcio

O CTM é composto por representantes dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, além do Governo do Estado, tendo como presidente a atual prefeita da capital, Emília Corrêa, e como diretor-executivo, Hector Raul Medeiros Vilela Coronado.

O objetivo do Consórcio é coordenar e gerir o sistema de transporte público na região metropolitana de Aracaju, além de planejar e implementar políticas de mobilidade urbana com foco em um serviço de qualidade, acessível e mais sustentável à população sergipana que utiliza o transporte público.

Nas reuniões anteriores deste ano, as pautas se concentraram na discussão da nova licitação do transporte da Grande Aracaju, na reformulação do estatuto e da legislação que rege o consórcio, além da escolha do novo diretor-executivo e outras deliberações operacionais.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários