Terça, 20 de Maio de 2025
12°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

SMS: Secretaria de Saúde abre inscrições para a I Jornada para Redução da Mortalidade Materna

Em Marabá acontecerá a I Jornada para Redução da Mortalidade Materna, que será promovida no dia 28 de maio, no Teatro Municipal Eduardo Abdelnour, ...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Marabá - PA
09/05/2025 às 21h30
SMS: Secretaria de Saúde abre inscrições para a I Jornada para Redução da Mortalidade Materna
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

Em Marabá acontecerá a I Jornada para Redução da Mortalidade Materna, que será promovida no dia 28 de maio, no Teatro Municipal Eduardo Abdelnour, voltada aos médicos, enfermeiros e profissionais da área da saúde com nível de formação superior, da rede municipal de Saúde. No cenário do município, em especial na área do Hospital Materno Infantil (HMI), este projeto foi idealizado para oferecer melhor assistência e humanizar o atendimento a milhares de mulheres que passam pelo hospital.

A chefe de divisão da Atenção Básica, Ângela Assunção, conversou com nossa equipe e abordou pontos importantes do que vai acontecer neste evento.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Ângela Assunção, chefe de divisão da Atenção Básica

“Essa jornada vai acontecer exatamente na data que se comemora a redução da mortalidade materna e ela foi idealizada pelo diretor do Hospital Materno Infantil, Dr. Fábio Farias. Então, logo ele trouxe para nós, enquanto Atenção Básica, enquanto média complexidade, enquanto Secretaria de Saúde, porque sabemos o quão importante é essa assistência para reduzir os casos de mortalidade nos HMI. Pensamos principalmente na porta de entrada, que é a Atenção Básica. Unimos todos os setores e pensamos juntos como se daria esse evento, principalmente para os profissionais que estão na linha de frente, que são os nossos médicos, enfermeiros e outras categorias profissionais”, pontua.

Os profissionais passarão por qualificação e capacitação, para que os pacientes ao chegarem na unidade de Saúde, tenham um atendimento humanizado, principalmente, para que as gestantes tenham qualidade em sua permanência com os profissionais e ambiente. O evento será realizado em dois turnos: manhã e tarde. O público-alvo são os profissionais da saúde de nível superior, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, dentre tantos profissionais da área da saúde. As inscrições abertas para profissionais de toda região Carajás, serão realizadas até dia 15 de maio. O evento acontecerá no Teatro Eduardo Abdelnour, as vagas são limitadas.

Ângela informa que para realizar as inscrições é necessário seguir algumas orientações.

“Os critérios para inscrição precisam ser seguidos, indexar alguns documentos, que precisam ser colocados corretamente, porque se algum documento não estiver anexado, a inscrição não será efetivada com sucesso. Depois vamos informar individualmente para cada um. O evento contará com momentos de dinâmicas e palestras, com profissionais de currículo riquíssimo.”

Dr. Fabio Farias, diretor técnico do Hospital Materno Infantil, mentor deste importante projeto, observa a importância de cuidar bem saúde da mulher e o que ele mais aponta, é a ação de devolver a dignidade que elas necessitam.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Dr. Fabio Farias, diretor técnico do Hospital Materno Infantil


“No projeto, essas medidas têm o intuito de reduzir os eventos que poderiam levar à morte materna ou trazer riscos às mulheres e às mulheres nesse período gestacional e logo depois do parto que a gente chama puérpera. Devemos levar conhecimento aos profissionais que trabalham com essas gestantes, medidas que os capacitam cada vez mais nesses cuidados. Vamos discutir e falar sobre soluções, para que a gente implemente estratégias na luta pelos cuidados da saúde da mulher”.

Explica ainda que este é um passo muito importante para o fortalecimento das políticas públicas existentes.

“Para garantir a saúde da gestante, essa jornada foi pensada, incluindo os temas abordados, para acolher a mulher em toda a sua totalidade, do ponto de vista físico, do ponto de vista mental. As mulheres têm suas peculiaridades, portanto criar uma sensibilização maior dos profissionais para o cuidado dessas mulheres. É algo que brilha meus olhos, que me motiva muito, porque eu creio que a curto ou médio prazo, a realidade vai mudando. As melhorias serão efetivas para elas.”

Texto: Sarah Maria
Fotos: Sara Lopes

The post SMS: Secretaria de Saúde abre inscrições para a I Jornada para Redução da Mortalidade Materna appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários