Agência Assembleia
Com o intuito de ajudar as pessoas a usarem de forma mais racional as finanças, bem como escolherem os melhores investimentos, a Escola do Legislativo (Elema) da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) deu início ao curso Inteligência Financeira: da teoria à prática para conquistar a liberdade financeira”. As aulas iniciaram na quarta-feira (7) e seguem até o dia 16, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.
O treinamento é voltado para servidores do Parlamento Estadual e para o público externo, sendo desenvolvido com o intuito de instruir o público para os desafios relacionados com a boa gestão das finanças pessoais. A capacitação também está de acordo com as determinações da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), que preza pela formação profissional dos servidores da Casa e de toda a sociedade.
Módulos
O curso Inteligência Financeira tem como objetivo oferecer uma abordagem ampla e prática sobre finanças, aliando temas como orçamento familiar, investimentos e aposentadoria à compreensão do comportamento financeiro e das emoções que impactam as decisões do dia a dia.
As aulas foram divididas em quatro módulos: finanças comportamentais, planejamento financeiro, investimentos e aposentadoria. Com isso, espera-se que os alunos possam explorar o universo das finanças, tendo as ferramentas necessárias para realizar uma correta visão de si mesmo, possibilitando ainda uma gestão eficiente dos seus recursos financeiros.
Toda a instrução está sendo ofertada pelo professor, palestrante e servidor da Alema, Luis Trabulsi. Ele é bacharel em Administração, especialista em Gestão Pública e em Investimentos pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), além de consultor de Investimentos pela Konstansky Consultoria de Investimentos e educador na área de finanças pessoais e investimentos.
“O objetivo do curso é conscientizar as pessoas a fazerem um bom uso do dinheiro, alcançando a liberdade financeira. A inteligência financeira vai proporcionar que as pessoas, independente da sua faixa de renda ou idade, tenham uma boa relação com o dinheiro e saibam se organizar financeiramente, já que isso não é muito ensinado. Temos algumas pessoas falando, mas ainda de forma incipiente, e é preciso que as pessoas sejam bem orientadas nesse sentido, afinal todos precisam utilizar o dinheiro”, disse Luis Trabulsi.
A advogada Ana Beatriz Rezende é uma das participantes do curso que procurou a capacitação justamente para saber um pouco mais sobre os investimentos financeiros.
“Essa é uma questão que mexe um pouco com o nosso cotidiano pelo estado hoje do nosso país e do mundo todo. É uma forma também de estarmos preparados para os anos que virão, a vida dos nossos filhos e para termos um futuro mais estável financeiramente”, destacou.