Segunda, 19 de Maio de 2025
13°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Hospital Dom Vicente Zico realiza programação para o Dia das Mães

Em alusão ao Dia das Mães, celebrado no domingo, 11 de maio, o Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico promoveu, nesta quinta-feira, 8, uma program...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Agência Belém
08/05/2025 às 21h00
Hospital Dom Vicente Zico realiza programação para o Dia das Mães
Foto: Jader Paes / Agência Belém

Em alusão ao Dia das Mães, celebrado no domingo, 11 de maio, o Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico promoveu, nesta quinta-feira, 8, uma programação especial dedicada às profissionais da unidade e às pacientes que são mães. Veja mais fotos da programação no nosso banco de imagens

O evento contou com diversas atividades voltadas ao bem-estar, à saúde, à ludicidade e à valorização da autoestima dessas mulheres, unindo momentos de descontração, cuidados relaxantes e estéticos e acesso a serviços sociais. Aproximadamente 150 pessoas participaram do evento, entre mães que estão hospitalizadas, acompanhantes, e as profissionais de saúde que trabalham no local. 

Todas puderam participar dos seguintes serviços ofertados: corte de cabelo, massoterapia, orientação nutricional, auriculoterapia, acupuntura, laserterapia, ventosaterapia, eletroterapia, saúde bucal, limpeza de pele e musicoterapia (com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros). Além disso, funcionários da Fundação Papa João XXIII – (FUNPAPA) estiveram presentes no evento oferecendo orientações e cadastros no Cadúnico. A manhã também contou com bingo, com direito a vários brindes para os vencedores, música e dança. 

De acordo com a diretora do Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico, a enfermeira Cleiciane Segóvia, eventos como esse promovem a valorização dos trabalhadores e proporcionam felicidade aos pacientes, que além de precisarem lidar com a doença da qual estão acometidas, ainda sofrem por estarem longe da família. 

Enfermeira Cleiciane acredita que atividades como estas promovem a humanização no hospital - Crédito: Agência Belém
Enfermeira Cleiciane acredita que atividades como estas promovem a humanização no hospital - Crédito: Agência Belém

"Esses momentos de humanização valorizam os trabalhadores, fazem com que eles executem as suas profissões com uma boa autoestima e, assim, eles conseguem proporcionar aos pacientes um atendimento de qualidade. Já para os pacientes é um momento de relaxamento, muitos estão internados, longe do convívio familiar, e isso os deixa ansiosos. Esses eventos liberam o hormônio da felicidade, a serotonina, e é comprovado que a melhora da saúde física está totalmente relacionada com o bem-estar e felicidade do paciente”, explica a diretora. 

A enfermeira conta que a ação de hoje faz parte de um projeto maior, denominado “Cuidar é humanizar, sua saúde em primeiro lugar”, escrito por ela com o objetivo de levar momentos de acolhimento, ludicidade e humanização ao hospital. “Uma vez por mês, realizamos eventos como o de hoje, para todos os pacientes e profissionais do hospital. O diferencial do evento de hoje é que ele foi voltado exclusivamente para as mulheres, mães”, ressalta. 

A vendedora autônoma, Adriana Brabo, de 50 anos, está internada no hospital Dom Vicente Zico há nove dias, para tratar problemas na vesícula. Ela conta que estava bem triste por estar longe dos três filhos e por não estar exercendo as atividades do seu cotidiano. “Eu achei esse evento muito humano, nunca fiquei tanto tempo sem ver meus filhos, também sou uma mulher bastante ativa e ficar internada sem trabalhar é muito ruim. Mas, hoje eu pude esquecer tudo isso e me divertir”, conta Brabo, que ainda foi uma das felizardas de ganhar o jogo do bingo. 

Adriana pode esquecer o ambiente hospitalar por alguns minutos durante a atividade - Crédito: Agência Belém
Adriana pode esquecer o ambiente hospitalar por alguns minutos durante a atividade - Crédito: Agência Belém

Já a professora aposentada Lindalva Ribeiro, de 69 anos, ficou internada dois dias no hospital para tratar problemas na coluna. Ela é mãe de nove filhos e não vê a hora de voltar ao convívio deles. “Vou receber alta hoje, mas quis participar do evento antes de ir embora, porque adorei a programação. Aproveitei para usufruir de vários serviços, como massagem relaxante, drenagem, estética na pele. Achei um evento maravilhoso, acredito que deveria ter em todos os hospitais, é uma terapia para quem é paciente, ajuda muito na nossa saúde, estou me sentindo muito bem”, conta a professora. 

Antes de receber alta, professora fez questão de participar de programação pelas mães no hospital - Crédito: Agência Belém
Antes de receber alta, professora fez questão de participar de programação pelas mães no hospital - Crédito: Agência Belém
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários