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60,6% em 4 meses: rodovia de concreto no Sudoeste mantém avanço acelerado

Os serviços estão concentrados no trecho de cerca de 19 km entre Pato Branco e Mariópolis, ocupando um dos sentidos de tráfego, e por este motivo ...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Paraná
06/05/2025 às 16h40
60,6% em 4 meses: rodovia de concreto no Sudoeste mantém avanço acelerado
Foto: Reprodução/Secom Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), chegou a 60,65% de execução da obra de restauração em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia, na região Sudoeste. O número é referente à medição da obra no mês de abril, tendo atingido 46,76% no mês anterior.

Os serviços estão concentrados no trecho de cerca de 19 km entre Pato Branco e Mariópolis, ocupando um dos sentidos de tráfego, e por este motivo a rodovia opera em pare-e-siga 24h por dia. No trecho seguinte, entre Mariópolis e Clevelândia a pista de concreto já está finalizada, com tráfego fluindo normalmente.

A obra prevê a restauração em concreto da PRC-280 utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico já existente é aproveitado como base para a execução do novo pavimento rígido de concreto, que chega a ter uma vida útil de 20 anos.

Também está prevista a implantação de terceiras faixas em pontos críticos do trecho, nova sinalização horizontal e sinalização vertical, além da instalação de sistema de drenagem superficial de águas. Serão instaladas ainda defensas metálicas e plantada nova grama no talude dos alargamentos.

TRECHO – O trecho contemplado tem 37,49 quilômetros de extensão, indo desde o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia, passando pelo município de Mariópolis, e chegando até o perímetro urbano de Pato Branco, terminando onde começa o lote 6 das novas concessões rodoviárias. O investimento total é de R$ 180,9 milhões, com previsão de conclusão para novembro deste ano.

Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, obedecendo as orientações dos funcionários da obra, ou buscar rotas alternativas, utilizando a BR-158 e PR-459.

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