Quinta, 22 de Maio de 2025
12°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Prefeitura de Gurupi inicia mais um Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa)

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Teve início nesta segunda-feira (05) mais uma ação para coletar dados sobre o índice de arboviroses no municípi...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
05/05/2025 às 19h20
Prefeitura de Gurupi inicia mais um Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa)
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus

Teve início nesta segunda-feira (05) mais uma ação para coletar dados sobre o índice de arboviroses no município de Gurupi. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Equipe de Combate à Dengue, é o segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2025 no município e acontece até o próximo dia 9.

O objetivo é coletar dados atualizados sobre a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, subsidiando o planejamento das ações de controle.O levantamento segue a metodologia estabelecida pelo Ministério da Saúde, que define a amostragem das residências visitadas por sorteio: a cada casa inspecionada, outras duas são puladas. O resultado dessa amostragem permite calcular o índice de infestação por bairro e, posteriormente, em todo o município.

De acordo com a coordenadora de Combate às Endemias, Nathália Rodrigues, a participação da população é essencial para o sucesso da ação. “É fundamental que os moradores recebam os agentes e permitam a entrada em suas residências. Esse levantamento é muito importante para o trabalho preventivo e para direcionar as ações da equipe com base nos resultados obtidos”, destacou.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, o índice ideal de infestação deve se manter abaixo de 1%, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parâmetro de baixo risco para surtos de arboviroses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários