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Cultura: Mara Caseiro defende a realização de provas específicas em próximo concurso

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) solicitou a realização de estudos para que sejam viabilizadas mudanças no próximo concurso público para pro...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Assembleia Legislativa - MS
01/05/2025 às 11h20
Cultura: Mara Caseiro defende a realização de provas específicas em próximo concurso

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) solicitou a realização de estudos para que sejam viabilizadas mudanças no próximo concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino. A indicação foi encaminhada ao governador Eduardo Corrêa Riedel e ao secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

O objetivo da solicitação é garantir que o edital do certame preveja provas específicas para cada uma das linguagens da área de Artes — como Artes Visuais, Dança, Teatro, Música e Audiovisual — assegurando que os candidatos sejam avaliados de acordo com sua formação acadêmica.

Segundo Mara Caseiro, a aplicação de uma prova unificada para todos os licenciados em Artes não reflete a diversidade e as especificidades de cada linguagem artística. “Um profissional formado em Música não possui a mesma formação técnica e didática que um licenciado em Dança ou Teatro. Aplicar uma única prova para todos desconsidera essas diferenças e compromete a qualidade da seleção”, destacou a parlamentar.

A proposta da deputada busca promover maior justiça no processo seletivo, garantindo coerência entre o conteúdo das provas e a formação dos candidatos. Além disso, o pedido está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Artes, que reconhecem e valorizam a diversidade de formações dentro do campo artístico.

A medida também dialoga com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o ensino das diferentes linguagens artísticas como parte integrante da formação dos estudantes na Educação Básica.

“Essa mudança representa um avanço não só na valorização dos profissionais da educação artística, mas também na melhoria do ensino de Artes nas escolas estaduais, contribuindo para a formação integral dos nossos alunos”, concluiu Mara Caseiro.

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