Nos dias 28 e 29 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Belém (Semec) deu início àsformações continuadaspara os professores da Rede Municipal de Educação (RME). Os primeiros docentes a participarem foram os do 1º e 2º ano, que receberam a formação juntamente com os coordenadores pedagógicos das respectivas escolas.
Os encontros estão ocorrendo por Pólos de Formação, organizados de acordo com a proximidade dos Distritos Administrativos de Belém. No caso dos professores do 1º e 2º ano, o objetivo principal dessa preparação éfortalecer o processo de alfabetização e de letramento matemático dos estudantes.
Para Marcele Moreira, coordenadora pedagógica do Anexo Santo Antônio, pertencente à Escola Sebastião dos Santos Quaresma (Ilha do Combu), a expectativa é de conseguir levar os alunos para um outro nível de aprendizagem. “A gente espera que a formação colabore significativamente com o processo educacional das nossas crianças. De forma prática, ela vai acrescentar muito, porquevai nos ajudar a trabalhar justamente dentro das necessidades de cada criança, da sua individualidade, reforçando o seu aprendizado”, afirma a coordenadora.
No início da programação, as equipes da Semec que conduziram as formações apresentaram um panorama da Avaliação Diagnóstica realizada em 2025 pela Semec, cujos resultados as escolas já podem acessar, e também da Avaliação de Fluência Leitora de 2024, realizada dentro do programa Alfabetiza Pará, em regime de colaboração com o Governo do Estado.
A Avaliação de Fluência Leitora é uma ferramenta utilizada paraavaliar a progressão da leitura e escrita dos alunos, especialmente no início do processo de alfabetização. Um dos dados mostrados revela que, no final de 2024,39% dos estudantes da rede municipal de Belém ainda não sabiam ler. Destes, um grupo prioritário a ser considerado pela Secretaria, gestores de escolas e professores é o daqueles que não leram nada, ou que apenas soletraram ou apenas silabaram.
Karla Souza, que é professora das escolas Amância Pantoja e da Padre Leandro Pinheiro, pontua que as formações são fundamentais para os educadores terem acesso a informações e orientações sobre como ajudar os estudantes a partir de boas práticas pedagógicas. “Achei muito importante esse momento, porque a gente viu logo o resultado da Avaliação Diagnóstica, não demorou para vermos esse resultado. E vimos o que nossos alunos precisam alcançar para consolidar a alfabetização, o que precisa ser ainda formulado, e que precisamos estabelecer objetivos, planejamentos”, afirma a professora.
A partir do mês de maio, os demais grupos de educadores, do Ensino Infantil ao 9º ano, também deverão iniciar as formações. “Essas formações são só o início de uma longa trajetória de formações que vão fortalecer a aprendizagem dos nossos estudantes nas escolas, para garantir que todo mundo seja alfabetizado na idade certa. Para isso, a gente deve fortalecer a parceria entre a Secretaria e as escolas, para que juntos possamos alcançar esse objetivo”, ressalta a Secretária Executiva Pedagógica da Semec, Beatriz Morrone, que acompanhou a programação em um dos polos formativos.