Na manhã desta terça-feira (29) foi a realizada a segunda reunião de planejamento do Veraneio 2025, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), com a presença de representantes das diversas secretarias e departamentos municipais envolvidos na organização dos eventos previstos para julho e parte do mês de agosto deste ano.
As Secretarias Municipais de Cultura (Secult), Meio Ambiente (Semma), Esporte e Lazer (Semel), Saúde (SMS), e Segurança Institucional (SMSI), além dos Departamentos de Vigilância Sanitária e Postura fizeram apresentações individuais de propostas ao vice-prefeito de Marabá, João Tatagiba, que também é titular das Secretarias de Turismo (Semtur) e de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom).
“É um compromisso dessa gestão fazer um veraneio diferente, que a gente possa convidar pessoas de fora para conhecerem Marabá. Haja vista que temos riquezas naturais incríveis, então a nossa intenção é explorar esse potencial turístico de Marabá e o veraneio será o início desse novo momento”, ressalta João Tatagiba.
Com ênfase no aspecto ambiental, a bióloga Aracy Helena Marques, da Semma, destaca a importância de integrar a Educação Ambiental ao planejamento de um evento grande.
“Queremos que a população se sinta pertencente a esse processo para que haja efetividade especialmente na limpeza, que as pessoas vejam que a cidade está funcionando de maneira correta e receptiva aos visitantes justamente porque a população está contribuindo para esse resultado de forma constante”.
Entre as medidas apresentadas pela SMSI destacam-se o monitoramento com câmeras e drones, a implementação de um gabinete de gestão, rondas na Praia do Tucunaré e na Orla, o controle rigoroso de acesso na Colônia Z-30, gestão de tráfego, integração com as três esferas de governo (envolvendo PF, PRF, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil) e a instalação de balsas nos portos da praia e da orla para evitar acidentes com embarcações.
A coordenação do evento segue a cargo da Setur e da Secult, responsáveis pela consolidação do projeto geral. Pela Setur já foi iniciada a integração dos artesãos, rabeteiros, barqueiros e barraqueiros, com a realização de reuniões informativas e treinamentos, com os cursos de Qualidade de Atendimento e capacitação para emissão da Habilitação Aquaviária, que é o documento necessário para conduzir embarcações.
“Nós apresentamos para todas as secretarias envolvidas o pré-projeto, agora vamos compilar as atuações de cada secretaria no plano geral e daqui pra frente é a finalização e implementação de ações para que o veraneio aconteça da forma que a gestão está comprometida”, finaliza o vice-prefeito, João Tatagiba.
O fechamento do planejamento está previsto para a próxima semana, quando o projeto final será apresentado ao prefeito Toni Cunha, e, posteriormente, encaminhado à Câmara Municipal e às agências de Turismo. Essa articulação integrada reforça o compromisso da administração com um evento inovador, seguro e sustentável, que coloca Marabá em destaque pelo seu potencial turístico e pela valorização da gestão ambiental.
Texto e fotos: Fabiane Barbosa
The post Veraneio 2025: Segunda reunião consolida planejamento priorizando o Turismo Sustentável appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .