Sábado, 24 de Maio de 2025
16°C 27°C
Brasília, DF
Publicidade

Programa ‘Pautas Femininas’ fala sobre hanseníase

Programa recebeu a supervisora de Enfermagem do Ambulatório do Hospital Aquiles Lisboa, Cíntia Agostino, e a fisioterapeuta Fabiana Barbosa Dias

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: ALEMA
28/04/2025 às 21h00
Programa ‘Pautas Femininas’ fala sobre hanseníase
Fabiana Barbosa e Cíntia Agostino no estúdio com a jornalista Josélia Fonseca

Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’, que foi ao ar nesta segunda-feira (28), pela Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu a supervisora de Enfermagem do Ambulatório do Hospital Aquiles Lisboa, Cíntia Agostino, que falou sobre o programa da unidade de saúde voltado para o combate à hanseníase. No estúdio também estava a fisioterapeuta Fabiana Barbosa Dias, que integra a equipe do hospital.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele, os nervos periféricos e, em alguns casos, as mucosas e os olhos. De acordo com Fabiana Barbosa, o Brasil está na segunda posição no ranking de países com alto índice de hanseníase, perdendo apenas para a Índia.

“No entanto, quando se avaliam pessoas menores de 15 anos, o Brasil sobre para a primeira posição, uma vez que, nesse caso, se sabe que há adultos transmitindo a doença para as crianças”, explicou Fabiana Barbosa.

Cíntia Agostino, por sua vez, disse que, este ano, o governo maranhense, buscando também reverter esses índices no país, coloca em prática uma campanha que se desenrolará o ano inteiro. O tema é “De janeiro a janeiro, prevenção o ano inteiro”.

“No início do mês de maio, aliás, nós estaremos no Terminal de Cujupe. Além dessa localidade, nós estaremos também na UPA do Itaqui Bacanga. Ou seja, buscamos sair do ambiente hospitalar para levar informações em outras áreas”, frisou Cíntia Agostino.

Entre outras coisas, as entrevistadas ressaltaram que o contágio independe de classe social, podendo a doença atingir qualquer pessoa. Elas também abordaram a importância do tratamento precoce, falaram sobre os sinais da doença no corpo e as ações realizadas nos postos de saúde dos municípios para atender aos pacientes.

Assista ao programa na íntegra:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários