“Na minha primeira gravidez, não tive esse tipo de acompanhamento. Agora estou tendo, e tem feito toda a diferença”. O depoimento é de Mayra Gomes, de 24 anos, moradora do bairro Anjo da Guarda, que participou da roda de gestante realizada na Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís. A iniciativa teve como tema a fisioterapia perinatal — prática que ajuda a preparar o corpo da gestante para o parto e alivia desconfortos comuns da gestação.
Mayra está em sua segunda gestação e faz o pré-natal desde o início na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que é referência em atendimento de baixo risco. “Tive a oportunidade de tirar dúvidas, entender melhor as mudanças no corpo e participar dos exercícios. Foi um momento importante, principalmente para quem, como eu, teve poucas informações na primeira gravidez. Aqui me sinto acolhida e segura”, contou.
A atividade foi conduzida pela fisioterapeuta Fiama Cristina de Carvalho, que apresentou técnicas de alongamentos e massagem perineal. Além da prática, o momento foi uma oportunidade de escuta e troca entre as mulheres. A maternidade oferece atendimento completo, mesmo para gestantes que não realizam o pré-natal na própria unidade. Consultas, partos, assistência pós-parto e apoio de equipe multiprofissional — com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais — fazem parte da rotina da unidade.
Para a enfermeira Laudiceia Moraes, do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o acolhimento é parte essencial da missão da maternidade. “Além da assistência técnica, o que oferecemos aqui é escuta, respeito e apoio. As gestantes têm espaço para tirar dúvidas, trazer seus acompanhantes e se prepararem de forma consciente e tranquila para o parto”, destacou.
Dados
Entre janeiro e março de 2025, a Maternidade Nossa Senhora da Penha já realizou 74.996 atendimentos, incluindo 252 partos e mais de 21 mil consultas com equipe multiprofissional. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciada pelo Instituto Acqua.