São José do Rio Preto é a terceira cidade com maior índice de arborização urbana do Brasil, de acordo com “Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios”.
O dado foi divulgado na manhã desta quinta-feira, 17/4, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e demonstra que 97,78% dos munícipes de Rio Preto, residem em vias com árvores. O estado de São Paulo é um dos mais arborizados do Brasil, onde 74% das pessoas vivem em ruas arborizadas no Estado.
À frente de Rio Preto no ranking estão apenas os municípios de Birigui e Sertãozinho, como os que têm, no País, o maior número de residentes em vias com árvores. As porcentagens das três cidades são muito próximas dos 100%. Brusque, em Santa Catarina, é a cidade com menos árvores (22%) no País.
De acordo com o IBGE, o estudo do Censo 2022 “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios” traz os recortes: Grandes regiões; Unidades da federação; Municípios; Concentrações urbanas. A variável do índice de arborização é o percentual de domicílios particulares permanentes ocupados em setores censitários selecionados para a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em cujo entorno existe 1 ou mais árvores.
Os setores censitários selecionados para a Pesquisa Urbanístico do Entorno dos Domicílios trata-se de setores censitários selecionados para aplicação da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios do Censo Demográfico 2022.
Além de setores com áreas urbanizadas mapeadas (2019), foram incluídos, por meio de análise de imagens de satélite de alta resolução, setores censitários que apresentassem concentração de estruturas, edificações, domicílios e equipamentos urbanos, sistema viário consolidado e onde predominavam superfícies artificiais não agropecuárias, incluindo loteamentos, conjuntos habitacionais e condomínios, independentemente de serem classificados como urbanos ou rurais.
Uma das políticas públicas adotadas em Rio Preto que mais contribuem para o resultado positivo é a doação de mudas por meio do Viveiro Municipal, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.
O Viveiro produz e fornece as mudas de árvores para a arborização urbana voluntária. O munícipe pode retirar gratuitamente até duas mudas de árvores por mês (por endereço) para plantar em seu imóvel. Para a retirada, basta comparecer ao local e levar um comprovante de residência em seu nome e um documento pessoal. Além da doação perene na sede do Viveiro, são promovidas ações como o Viveiro Itinerante que levam mudas a todas as 10 regiões do município.
Durante o ano de 2024, o Viveiro Municipal registrou a doação de 23.435 mudas de árvores. Esse número contempla tanto espécies indicadas para arborização urbana em calçadas retiradas pelos munícipes, como árvores plantadas em espaços públicos. Já no ano de 2025, até o último dia 14/4, 4580 mudas já foram doadas.
Dentre as espécies de maior saída são: resedá-de-jardim, ipê-branco, ipê-amarelo, ipê-de-jardim, árvore-samambaia, quaresmeira, dedaleiro, escova-de-garrafa e as frutíferas: ingazeiro, acerola, pitanga e amora (as frutíferas são indicadas para área rural e quintais).
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paulo Pagotto Jr., os números são positivos mas a busca é por melhoria.
" Além de um bom número de árvores, visando a continuidade e aperfeiçoamento do Plano Diretor de Arborização Urbana, deve-se atender aos tipos mais adequados e a um sombreamento próximo do ideal, em torno de 40m², garantindo entre outros benefícios o conforto térmico numa época em que se destaca a preocupação das condições climáticas. A atual gestão municipal está atenta a isso e trabalhando na melhoria da arborização urbana de Rio Preto", destaca Pagotto.
Serviço: Doação de MudasViveiro Municipal - Endereço: Av. Sabino Cardoso Filho, 2850 – Jardim estrelaAtendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.