Belém será uma das capitais brasileiras a implementar oCircuito Rápido para Manejo da Aids Avançada, iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivomelhorar a qualidade do cuidado com as pessoas vivendo com HIV em estágio avançado da doença. A capital paraense recebeu, nesta terça-feira (15), a visita técnica de representantes do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/MS), que estiveram no serviçoCasa Dia, referência no atendimento especializado.
O Circuito Rápido é um conjunto de ações estratégicas voltadas a pacientes com Aids avançada, ou seja, aqueles com quadro de imunossupressão severa, que estão mais vulneráveis a infecções oportunistas, como a tuberculose. O pacote inclui a oferta detestes rápidos para rastreio precoce dessas doenças, priorização no atendimento e acompanhamento qualificado, com o objetivo de reduzir o número de mortes e ampliar a adesão ao tratamento.
Durante a visita ao Casa Dia, a consultora da Vigilância de HIV e Aids do Dathi/MS, Tayrine Huana, ressaltou que a implantação do Circuito tem foco emestados com maior carga da doença e altos índices de mortalidade. “Oserviço está muito bem estruturado e encontramos profissionais altamente engajados. Nosso papel aqui é apoiar na superação dos desafios locais e ajudar a preencher possíveis lacunas. Saímos muito felizes com o que vimos em Belém”, destacou.
A coordenadora estadual de IST/Aids, Andréa Miranda, também participou da visita e enfatizou a importância da mobilização. “O Estado do Pará passa agora a integrar o Circuito de Aids Avançada e oCasa Dia terá papel fundamental nesse processo. A equipe demonstrou total comprometimento em oferecer acolhimento e cuidados às pessoas que mais precisam”, afirmou.
O diretor do Casa Dia, Reginaldo Júnior, reforçou que a chegada do projeto representa um avanço importante para a rede municipal de saúde. “Vamos qualificar ainda mais nossos profissionais e garantir umaresposta rápida ao diagnóstico. O foco é suprimir a carga viral e garantir uma boa adesão ao tratamento. Com essa parceria entre Município, Estado e Ministério da Saúde, vamos conseguir reduzir os indicadores de mortalidade e devolver qualidade de vida à população”, explicou.
Belém integra, junto comSantarém, Marabá e Ananindeua, o grupo de municípios do Pará selecionados para participar da iniciativa. A ação faz parte da estratégia nacional de enfrentamento da Aids avançada, lançada pelo Ministério da Saúde no segundo semestre de 2024, e que vem sendo implantada gradualmente nas regiões com maior demanda.