O prefeito de Belém, Igor Normando, e o governador Helder Barbalho realizaram, neste sábado (12), a maior entrega de ônibus novos da história de Belém (PA). Foram entregues 300 novos ônibus modernos, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e recursos de acessibilidade para a população. Os veículos, chamados de "Geladão", passam a integrarimediatamenteas linhas da Região Metropolitana de Belém.
Estamos entregando ônibus que representam um avanço histórico na mobilidade urbana de Belém. Esses novos veículos respondem às principais reclamações da população e oferecem um transporte mais digno, seguro e confortável. Estamos iniciando uma verdadeira revolução no transporte público de Belém. Nosso objetivo é renovar toda a frota e elevar o padrão de qualidade do serviço com o apoio do Governo do Estado. A população merece e vai ter um transporte público moderno, eficiente e acessível, destacou o prefeito Igor Normando.
A ação é resultado do processo de modernização do sistema de transporte público, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana (Segbel). Os novos veículos oferecem maior conforto e segurança aos usuários, incluindo elevadores para cadeirantes, espaços para pessoas com deficiência, câmeras de monitoramento interno, GPS em tempo real e motor com padrão ambiental que contribui para a redução da emissão de poluentes.
O governador Helder Barbalho ressaltou que essa é uma resposta concreta ao fim do sofrimento dos usuários do transporte coletivo diante de um sistema antigo e defasado. "Chegou o momento de virar essa página. A frota nova marca o início de uma nova era no transporte público da capital. Juntos, Estado e Prefeitura, seguiremos trabalhando para ampliar e melhorar ainda mais esse serviço essencial”, afirmou.
Outra inovação será o lançamento de um aplicativo de monitoramento em tempo real da frota, desenvolvido em parceria com as empresas operadoras. Oapppermitirá que os passageiros do transporte público acompanhem a localização em tempo real dos ônibus, oferecendo mais previsibilidade, segurança e organização no dia a dia.
“A mobilidade urbana de Belém está vivendo uma transformação e essa ferramenta vai permitir uma nova relação do passageiro com o transporte coletivo, com mais transparência e controle sobre seu tempo”, destacou Luciano de Oliveira, titular da Segbel.
Na ocasião, o prefeito Igor disse que esse é o novo momento do transporte público, reforçando o anúncio da gratuidade dos ônibus de Belém . Os ônibus de graça aos domingos e feriados passam a valer a partir de domingo, 13, como forma de incentivo ao uso do transporte público e contemplam também a linha urbana Mosqueiro/São Brás.
"Além da renovação da frota, estamos garantindo que a população possa se deslocar gratuitamente nesses dias, reduzindo o impacto no orçamento das famílias e incentivando o uso do transporte coletivo para lazer, cultura e convivência social", reforçou o prefeito.
A entrega dos novos ônibus ocorre um dia após o anúncio da nova tarifa do transporte urbano, que será de R$ 4,60. O novo valor é inferior à proposta exigida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e entra em vigor a partir de segunda-feira, 14 .