Terça, 15 de Abril de 2025
18°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Mitos e verdades sobre Diabete Gestacional é tema de palestra no PSF São Domingos

Gestantes do bairro São Domingos participaram, nesta quinta-feira (10), de uma palestra educativa sobre"Mitos e verdades sobre Diabete Gestacional"...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
11/04/2025 às 23h40
Mitos e verdades sobre Diabete Gestacional é tema de palestra no PSF São Domingos
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Gestantes do bairro São Domingos participaram, nesta quinta-feira (10), de uma palestra educativa sobre"Mitos e verdades sobre Diabete Gestacional", promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da comissão de Integração de Serviço e Saúde (CIES). A iniciativa, desenvolvida em parceria com acadêmicos de Biomedicina da Faculdade Anhanguera, aconteceu no Posto de Saúde da Família (PSF) local, visando esclarecer dúvidas para as futuras mães sobre essa condição que afeta milhares de mulheres durante a gravidez.

A programação integra uma série de ações voltadas à promoção da saúde materno-infantil e à prevenção de complicações durante a gestação, que incluiu dinâmicas interativas, atividades expositivas e roda de conversa, abordando temas como alimentação saudável, monitoramento da glicose, prática de exercícios físicos e os possíveis impactos da diabete gestacional no parto.

O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, destacou a importância da prevenção e do acompanhamento contínuo das gestantes no Município. “É fundamental que as mulheres tenham acesso a informações corretas e a um pré-natal de qualidade. A diabete gestacional, se não controlada, pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. Por isso, investimos em ações de conscientização e em uma rede de apoio integrada”, afirmou.

A coordenadora da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), Silvia Ghering, também reforçou a relevância da educação em saúde para reduzir os casos de complicações na gravidez e promover uma gestação mais segura. “Ainda existem muitos mitos, como o de que a diabete gestacional desaparece automaticamente após o parto. Precisamos desmistificar essas crenças e alertar para os riscos de evolução para a diabete tipo dois, se não cuidada a tempo”, explicou.

  • Texto: Janaína Oliveira

    Fotos: Semsa

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários