Sábado, 10 de Maio de 2025
16°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Dia do Agente de Segurança Patrimonial: Protagonismo feminino e estruturação em 20 anos de atuação em Marabá

Conforme a Lei nº 17.971/2020, 11 de abril é o Dia Municipal do Agente de Segurança Patrimonial em Marabá. Essa data é bastante significativa para ...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Marabá - PA
11/04/2025 às 20h00
Dia do Agente de Segurança Patrimonial: Protagonismo feminino e estruturação em 20 anos de atuação em Marabá
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

Conforme a Lei nº 17.971/2020, 11 de abril é o Dia Municipal do Agente de Segurança Patrimonial em Marabá. Essa data é bastante significativa para a agente Carlúcia Delmiro da Silva, que atua nessa função há 20 anos e demonstra o protagonismo feminino na segurança pública, pois no efetivo de 273 agentes, 90 são mulheres.

A carreira na segurança pública teve início de forma inesperada, pois antes de passar no concurso realizado em 2005 Carlúcia trabalhava exercendo funções de babá e doméstica. A transição profissional foi desafiadora, pois ela descobriu que estava grávida logo após a aprovação no concurso municipal.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Agente Carlúcia Delmiro da Silva

“No dia que eu saí para ir para o hospital, eu estava de plantão. Eu fui trabalhar, saí, fui no hospital e à noite eu tive a menina. Eu me senti mais confiante porque depois eu sabia que eu tinha um emprego garantido, que eu poderia voltar e não estava dependendo só do pai da criança”, relata Carlúcia.

Após retornar a rotina de plantões, ela seguiu com o desafio de conciliar o trabalho e a maternidade. “Eu era lotada na Praça da 16 e trabalhava durante o dia, em jornada 12 por 36. Optei por trabalhar à noite porque o salário na época não dava pra pagar uma pessoa pra cuidar da minha filha. Eu conversei com meu esposo e de dia eu cuidava dela e ele ficava com a bebê de noite”, lembra.

Apesar dos esforços diários, a agente Carlúcia afirma que nunca sentiu medo em desempenhar a função, que para ela é motivo de realização. “Nunca tive medo de sair pra trabalhar, saio de casa pronta pra enfrentar o que tiver que enfrentar. Além da minha independência financeira, é satisfatório mostrar o contrário do que o povo pensa, porque querendo ou não muitos ainda são preconceituosos. A mulher pode sim exercer a função que ela quiser se estiver pronta pra isso”.

Atualmente Carlúcia Delmiro da Silva atua na sede do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) sendo responsável por organizar parte das operações e logística do DMSP, com o controle de rotas e abastecimento das viaturas.

Outro servidor que este ano também completa 20 anos de atuação como Agente de Segurança Patrimonial é Ademir Alencar Matias, que atualmente desempenha a função de Supervisão Geral. A transição de carreira também faz parte da trajetória dele, que antes era padeiro e viu uma oportunidade na área da segurança pública.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Ademir Alencar Matias, Agente de Segurança Patrimonial

“Foi mais pela oportunidade do concurso. Eu já havia trabalhado muito tempo na área da panificação e vi que era o momento de mudar de profissão. Hoje eu faço essa função e sou agradecido, gosto de trabalhar na função de Agente de Segurança Patrimonial. No começo era bem diferente porque a gente ficava nas praças. No decorrer do tempo a gente foi conseguindo avançar e hoje está ainda mais satisfatório devido ao crescimento do departamento nesse período de 20 anos”, relata Ademir.

A evolução deste importante cargo se reflete, dentre outras ações, na criação e consolidação do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), que faz parte da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI). A recente Lei Municipal nº 18.269/2024, que regulamenta o DMSP e define as competências e atribuições dos agentes, traz também a previsão de um curso de formação – cuja licitação encontra-se em andamento –, demonstrando o comprometimento do poder público com a profissionalização e a capacitação contínua dos servidores.

A regulamentação do uniforme operacional, que passou a incluir colete balístico e outros equipamentos de proteção individual, reforçou a identificação e a autoridade dos servidores, além de preservar sua integridade física durante as atividades. Atualmente a estrutura conta com 4 viaturas, 7 motos, 2 lanchas e uma base administrativa.

“Hoje temos uma estrutura bem melhor, mais organizada, mais equipada. Temos viaturas, sede própria, então durante esses 20 anos a gente deu uma alavancada”, comemora Ademir.

Conforme o Artigo 3° da Lei n° 18.269/2024: “O DMSP terá como missão a guarda, a proteção e a preservação dos bens, patrimônios, instalações e serviços públicos em âmbito municipal desempenhando suas atividades na Zona Urbana e Rural do Município de Marabá zelando ainda pela incolumidade física dos usuários dos referidos serviços e logradouros públicos”.

Capacitação para os Agentes de Segurança Patrimonial

Os Agentes de Segurança Patrimonial já passaram por diversos treinamentos, como de defesa pessoal, imobilização tática, controle de distúrbios civis e primeiros socorros. Em um segmento mais avançado, alguns servidores participam de cursos especializados, como condução de veículos oficiais, curso do Canil da Guarda Municipal de Marabá (GMM), operação de rádio, treinamento com drones ministrado pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), gestão de risco e resposta a emergências, além de condução de embarcações, sob orientação da Marinha do Brasil.

A trajetória dos Agentes de Segurança Patrimonial em Marabá remonta a marcos importantes da gestão pública. Em 2005 foi realizado o primeiro concurso para ASP e em 2009 foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI). Dois anos depois, em 2011, os agentes foram realocados da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) para a SMSI, culminando, em 2012, com a implantação oficial do DMSP.

“O recado que eu deixo é que eu estou muito feliz de servir a população marabaense, podem contar com a gente que sempre estaremos aqui para proteger o patrimônio público, estaremos sempre presentes nos eventos da prefeitura, nos abrigos da enchente, integrados aos outros órgãos de segurança a gente está aqui pra cooperar. É uma via de mão dupla, a gente ajuda a população e a população nos ajuda usando bem os espaços públicos”, finalizou Ademir Alencar Matias.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

Texto e fotos: Fabiane Barbosa

The post Dia do Agente de Segurança Patrimonial: Protagonismo feminino e estruturação em 20 anos de atuação em Marabá appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários